“Jesus tomou o pão e distribui-o…”
9 de abril de 2021“Meu Senhor e meu Deus”
11 de abril de 202110/04/2021 – Mc 16, 9-15
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16, 15)
Leitura: o que o texto diz?
Clame o Espírito Santo e com muita atenção inicie a leitura do texto sagrado. Marcos nos indica o quão dificultoso foi o amadurecimento na fé dos discípulos. Primeiro, o Senhor ressuscitado apareceu à Maria, depois apareceu para dois deles, enquanto estavam indo para o campo, por fim, apareceu aos onze. Repreendeu-os pela falta de fé e dureza de coração e os enviou em missão.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
A ressurreição é um ato de fé que encontrou resistência entre os discípulos. Retome a leitura do texto de Mc 16, 9-15. Leia com maior atenção. O caminho da fé não é feito pelas evidências, mas é um caminho que se faz com o coração aberto à revelação de Deus, pronto a acolher a experiência de Deus e de vida que ele quer dar. Marcos, perceptivelmente repete “eles não acreditaram”, por isso, Jesus lhes repreende a dureza de coração naqueles que o testemunharam ressuscitado. O que é relatado por Marcos, pode acontecer conosco – o descrédito na ressurreição. Optamos pela tristeza à alegria da ressurreição. Contudo, é no encontro com o Senhor ressuscitado, que eles, encontram forças para testemunhá-lo.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
O caminho da fé se faz de coração aberto à revelação de Deus. Por isso, clame o Espírito Santo e peça a graça da renovação. Senhor, faz resplandecer em mim, a luz esplendorosa da tua ressurreição. Quais as tristezas que me cercam e não me permitem acreditar na ressurreição do Senhor? Quais os obstáculos que tenho que vencer para testemunhar a ressurreição do Senhor?
Contemplação: o que Deus, através do evangelho, faz em mim?
O evangelho me enche da verdadeira alegria e me faz tomar a decisão de testemunhá-la: O ressuscitado está vivo entre nós! Assim como Jesus, repreender a tristeza que impede de ser testemunha da ressurreição.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O evangelho expressa que foi por meio do encontro com o Senhor ressuscitado, e na celebração da Eucaristia, que eles, em primeiro lugar, encontraram a força para o testemunho, mesmo nas mais duras circunstâncias. Diante do Senhor, faço compromisso, de renunciar a tristeza e testemunhar a ressurreição, sobretudo, nesse tempo caótico em que vivemos.
Rodolfo Marins – Professor de Língua Portuguesa e Inglês. Graduando em Filosofia. Membro do CEBEL.