Escutar no coração (Jo 21,1-14)
21 de abril de 2017Nascer da Água e do Espírito
24 de abril de 2017Jesus ressuscitou no domingo bem cedo e apareceu primeiro a Maria Madalena, a quem havia expulsado sete demônios. Ela foi contar isso aos companheiros de Jesus, pois eles estavam tristes e chorando. Quando a ouviram dizer que Jesus estava vivo e que tinha aparecido a ela, eles não acreditaram.
Depois disso Jesus se apresentou com outra aparência a dois discípulos que iam caminhando pelo campo. Eles voltaram e foram contar isso aos outros discípulos, e estes não acreditaram no que os dois disseram.
Por último Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto eles estavam à mesa, comendo. Ele os repreendeu por não terem fé e por teimarem em não acreditar no que haviam contado os que tinham visto ressuscitado. Então ele disse:
_ Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.
Oração: Bom dia, Senhor. Conduz-nos em nossas orações para que possamos viver verdadeiramente a Páscoa, experimentando a graça do seu amor.
Jesus apareceu a Maria Madalena, aos discípulos que caminhavam pelo campo. Todos, prontamente, foram anunciar que Jesus estava vivo, mas os discípulos não acreditaram.
Os discípulos conviveram de perto com Jesus, comeram com ele, viajaram, trabalharam, compartilharam a vida com Jesus. Após a sua morte acreditaram que tudo estava acabado e que definitivamente só restava a eles retomar a rotina e chorar a morte de Cristo. Os dias tornaram-se mais longos e penosos. As dificuldades eram grandes…
Sinto que, a partir desta leitura, Jesus nos convida a fazer um exercício espiritual importante: ler novamente a passagem e fazer uma composição de lugar. Com qual personagem me identifico? Qual é a minha reação? Acredito, realmente, na ressurreição de Cristo? Ou permaneço triste e choroso em várias situações que estou vivendo?
Outro ponto interessante e um exercício espiritual igualmente importante é perceber que é por graça divina que que Jesus se revela.
“Jesus ressuscitou no domingo bem cedo e apareceu primeiro a Maria Madalena, a quem havia expulsado sete demônios.”
Não foi Maria Madalena que escolheu ver a Cristo mas foi o próprio Deus que concedeu a ela a alegria de ser a primeira a estar na presença de Cristo ressuscitado! Como ela estava aberta à essa graça, imediatamente pôs-se a anunciá-lo. Maria Madalena acolheu a proposta de ser anunciadora do Reino.
“Por último Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto eles estavam à mesa, comendo. Ele os repreendeu por não terem fé e por teimarem em não acreditar no que haviam contado os que tinham visto ressuscitado. Então ele disse:
_ Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.”
Ainda que não creiamos, Jesus não desiste. Assim como Ele apareceu para os onze discípulos repreendendo-os por não acreditarem e por não terem fé, Ele confia a missão: Vão pelo mundo e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Sim, Ele sabe das nossas limitações. Ele sabe que, em muitas ocasiões iremos vacilar, brotará em nossos corações o desejo de desistir, estaremos tristes e chorosos diante de problemas e situações difíceis. Ele sabe e conhece-nos e, ainda assim, confia porque nos ama.
Peçamos a Jesus que renove em nós a fé.
Meu Deus querido, você que tudo sabe e conhece, dá-nos acolher a Páscoa, a ressurreição de Cristo. Que nossos corações alegrem-se com a VIDA NOVA que nos propõe. Anime-nos na caminhada e ajude-nos a ser fieis à proposta de sermos anunciadores da Palavra. Amém!
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária verbum Dei – Bh