“A paz esteja com vocês!”
24 de abril de 2022“Vós deveis nascer do alto.”
26 de abril de 202225 de Abril 2022 – Segunda-feira, 2ª Semana da Páscoa, Dia de São Marcos Evangelista
Evangelho – Mc 16,15-20
Leitura: O que o texto diz
São Marcos nos mostra que com a Ascensão do Senhor, termina a presença visível de Jesus em nosso meio, porém seu testemunho de Ressuscitado deve continuar na vida da comunidade e Ele deixa isso claro, quando diz a seus discípulos: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda humanidade”. Ao mesmo tempo o evangelista enfatiza a importância da adesão à pessoa de Jesus Cristo e ao seu Evangelho com uma fé autêntica, alicerçada no Batismo, que traz àquele que crê a salvação. A estes que creem e aceitam o desafio de anunciar sua Palavra, o Senhor concede-lhes alguns fortes sinais: “Expulsarão demônios; falarão novas línguas, pegarão em serpentes e se beberem algum veneno, nada sofrerão; Imporão as mãos sobre os doentes e estes ficarão curados”, esses sinais acompanhados da Palavra fortaleceram os discípulos e os levaram a proclamar a Boa nova a todos povos.
Meditação: O que o texto me diz
É grande a fragilidade do cristão e o quanto nós necessitamos dos sinais visíveis. Foi preciso que Jesus se mostrasse aos discípulos para fortalecer a sua fé e lhes lembrasse do compromisso de batizados para eles poderem perceber que o Senhor não veio em vão e sim para nos trazer a salvação, porém para que isso se tornasse realidade era fundamental o SIM de cada um para serem testemunhas do ressuscitado.
Oração: O que o texto me faz dizer
Que assumir nosso batismo, é nos responsabilizar pela evangelização que foi confiada a nós por Cristo ao enviar seus discípulos. Ter consciência dessa missão é permitir que o Espírito Santo nos capacite para sermos boca de profeta no mundo de hoje.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Como ser um discípulo do Ressuscitado diante de um mundo tão incrédulo? Como ter essa coragem de ser anunciador da Palavra dando uma verdadeira autenticidade a esse anúncio? Penso que isso só é possível se fizermos uma experiência de encontro com o Senhor, que nos leva à conversão e a tomar consciência do sentido da Ressurreição na vida do ser humano, que tem uma fé inabalável naquele que é tudo para todos.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Primeiro, lembrar que eu preciso dar testemunho do meu batismo, permitindo que o Espírito Santo faça-me enxergar os sinais visíveis e concretos que o Senhor coloca em minha vida, e que esses sinais sirvam para que eu seja esperança para o outro na comunidade, no trabalho, na família. Ser um discípulo missionário acreditando que o Ressuscitado estará sempre presente, essa certeza dá ânimo á missão, é ficar atento ás palavras do Cristo, ser ousado ao difundir o Evangelho por sobre os telhados, é falar com sabedoria e ensinar com amor.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.