“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”
24 de janeiro de 2021“Os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar onde ele devia ir”
26 de janeiro de 202125.01.2021 – Mc 16, 15-18
“Ide pelo mundo inteiro”
Leitura: o que o texto diz?
Nesta festa da conversão de São Paulo- Apóstolo dos gentios- O Evangelho nos apresenta Jesus que depois de ressuscitado se manifesta aos discípulos. Como que em continuidade ao texto que meditamos na liturgia de ontem, os discípulos são chamados à missão. Ide! É o que lhes diz o mestre que se manifestando, restitui a coragem dos discípulos e lhes confere a graça de serem anunciadores do Evangelho. Assim como aos onze discípulos e posteriormente a Paulo, Jesus confia à missão de levar a Boa Nova ao mundo inteiro. Releia atenciosamente esses versículos sentindo o valor de cada palavra do mandato de Jesus a seus discípulos, observe também quais dessas palavras e expressões mais tocam seu coração.
Meditação: o que o texto me diz?
Você Já conseguiu perceber que o texto de hoje relata o mandato de Jesus aos seus discípulos. Contudo, ao reler esse Evangelho que provavelmente você já ouviu inúmeras vezes, o que ele diz de modo particular ao seu coração? Qual novidade ele suscita em você? Recorde que a Palavra de Deus é viva e sempre se direciona aquele que atentamente se dispõe a ouvi-la. E então, o que Ela te diz hoje?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Diga a Deus o que você sente neste instante. Quais sentimentos e quais impulsos brotam do seu coração? Converse com Deus colocando todos os seus sentidos, intenções e vontades diante daquele que te fala pela Palavra e que deseja te ouvir.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Pare por um instante em silêncio. Contemple tudo aquilo que você ouviu de Deus e nesse momento sente arder em seu coração. Sinta cada palavra ganhando espaço em sua vida, penetrando em seu coração, lhe trazendo paz, conforto e confiança.
Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
A Palavra de Deus como Palavra de vida, não se contenta em permanecer em nosso coração de modo passivo, ela é dinâmica e se plenifica em gestos decisivos. Diante do que você meditou hoje, quais atitudes são suscitadas em seu coração de modo efetivo? Como agir perante as inquietações que surgiram com a meditação de hoje? È hora de aplicar de modo concreto a Palavra Deus em sua vida.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-CE