Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas…
5 de julho de 2022De graça recebestes, de graça deveis dar!
7 de julho de 202206 de julho, 4ª feira da 14ª semana do Tempo Comum.
Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos 1 a 7.
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje mostra Jesus escolhendo colaboradores para a tarefa primordial para a qual ele veio: proclamar o Reino de Deus. Escolhe pessoas próximas, irmãos, mas também outros de diferentes origens, posição social, modos de pensar. Jesus apresenta a missão de curar e libertar, instrui e mostra seu plano de trabalho. O Reino de Deus está próximo. Este anúncio que está no centro da missão de Jesus e dos apóstolos, nos revela que algo novo está acontecendo. Ele veio anunciar um novo Reino, onde impera a paz e a justiça a favor dos pobres e marginalizados.
Meditação: O que o texto me diz?
Passamos o tempo a lamentar a ausência de Deus: porque acontecem tragédias, porque o mal está por todo lado, porque a sociedade não tem lugar para Deus… Mas, só você pode tornar eficaz a presença de Deus. Somos as mãos, os braços, a boca, os ouvidos, os olhos de Deus no meio do mundo. Se não agirmos o sonho de Deus para a transformação do mundo ficará por realizar, seu Reinado não acontece.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Jesus está sempre chamando para a sua missão. Diga a Ele que você está de coração aberto para colaborar naquilo que necessitar. Peça ao Senhor que reine em seu coração e o ajude a também anunciar o Reino de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você tem consciência de que é chamado(a) de forma pessoal, particular e acredita que Jesus precisa de você? No silêncio contemplativo, sinta o suave chamado do Mestre: “Vem…”. O chamado de Jesus continua. O desejo é de responder: Quero ouvir teu apelo, Senhor! Obrigada por que nos necessitas.
Ação: O que o texto me faz agir?
Podemos ser os pés, as mãos, os ouvidos de Deus nas vidas marginalizadas, nos que precisam de uma palavra de apoio, para as crianças abandonadas, para a defesa do planeta…
Equipe do Lectionautas