Lançai as redes…
14 de abril de 2023A paz e o Espírito Santo estão em nós
16 de abril de 202315 de abril, sábado, oitava da Páscoa
Evangelho – Mc 16,9-15
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje, Jesus aparece a Maria Madalena, depois aos dois discípulos de Emaús e por fim, aos onze discípulos os quais foram censurados por falta de fé e dureza de coração, por não terem acreditado naqueles que o tinham visto. O testemunho daqueles que viram não foi suficiente para despertar a fé da comunidade.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus enviou seus discípulos ao mundo inteiro, para proclamar o Evangelho a toda criatura. O sentido da ressurreição de Cristo exige a interpretação dos testemunhos. Tudo o que é dito do ressuscitado, sempre é dito em referência a uma experiência chamada “pascal”. Esta experiencia pascal se expressa nas formas de confissão de fé e nas narrativas de Páscoa propostas pelos evangelhos. Assim como as primeiras comunidades não acreditaram nas testemunhas oculares, muitos de nós, hoje, também temos dificuldade de acreditar.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que aumente sua fé em Jesus ressuscitado e celebre sempre esse mistério de fé, dando testemunho da ressurreição. Dê graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, porque ele ressuscitou e se faz presente no meio de nós. Que ele te conceda a graça de poder sentir que ele está vivo e que tenhas a ousadia de dar testemunho da sua fé.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! ”. Atender a esse pedido do ressuscitado faz parte da nossa vocação de batizados. Todos batizados são revestidos de Cristo para testemunhá-lo anunciando sua Palavra, evangelizando a todos que assim desejarem.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Jesus dá uma missão aos discípulos, a de ir ao mundo anunciar a Boa Nova. O que essa missão lhe diz, hoje? Sendo os mais próximos e apesar de estarem mal preparados, Jesus envia os discípulos para a grande Missão. A eles e a cada um de nós, com todas as as fragilidades, Jesus quer que O anunciemos aos que mais precisam. Ele estará sempre conosco.
Equipe do Lectionautas