Dize uma só palavra…
4 de dezembro de 2023“Quando o pouco é partilhado, ele se multiplica”
6 de dezembro de 20231ª SEMANA DO ADVENTO
Terça-feira – 05/12/23
Procure um lugar confortável, faça silêncio interior. Peça ao Espírito Santo que te acompanhe no caminho da escuta da Palavra de Deus.
Leia Lc 10,21-24
Leitura: O que o texto diz?
Nos versículos anteriores ao trecho lido, os 72 discípulos enviados por Jesus para o anúncio do Reino estavam de volta e felizes porque até os demônios obedeciam a suas palavras, mas Jesus diz que a felicidade não deve ser por este motivo, mas pelo anúncio do Reino, que estava acontecendo.
No trecho lido, Jesus louva a Deus, porque os sábios e inteligentes não são capazes de perceber o que está sendo anunciado, mas somente os humildes de coração. Louva afirmando que ninguém O conhece a não ser o Pai e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. E chama os discípulos de felizes por tudo o que viam, ouviam e testemunhavam.
Meditação: O que o texto me diz?
Nos faz refletir sobre nossos corações, sobre a humildade de nossos corações. Temos percebido Deus e o seu Reino por onde andamos ou nossos corações tem demasiadas preocupações e situações que os impedem de reconhecer Deus? Temos anunciado o Reino ou não somos capazes de percebê-lo para anuncia-lo? Aqueles que se acham sábios demais ou envolvidos pelo poder não são capazes de perceber Deus e o seu Reino. Temos sido capazes de reconhecer Jesus e o Pai?
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu Deus, dai-me um coração puro e humilde para percebê-Lo em tudo e em todos onde o Senhor queira se revelar. Que neste Advento eu possa fazer uma revisão de minha vida e descobrir o que está ocupando meu coração e me impedindo de promover o reino de paz, amor e justiça que precisa ser anunciado sempre. Que eu possa dissipar o que de mal ocupa meu coração e então estar mais digna de receber o Menino Deus que vem.”
O que o texto faz em mim?
Pensar, pensar, pensar. Nos desinstala, nos provoca a olhar pra nós mesmos e buscarmos uma resposta inquietante: temos percebido Deus se revelando a nós? Como? Onde? Longe? Ao nosso redor? Nós estamos revelando Deus aos outros através de nossas palavras e atitudes? Nossos olhos são testemunhas das revelações de Deus? Nos sentimos privilegiados por perceber Jesus? O texto nos desafia: como está nosso coração?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Um texto inquietante e que nos faz pensar, realmente, o que fazer a partir dele? A proposta de analisar nosso coração será constante, afinal é através dele que Jesus se revela. Mas, algo forte que pode nos passar despercebido é como as coisas ruins têm se instalado em nós. O que tem nos afastado de Deus? O que tem tornado nosso coração impuro? A vigilância que o Advento nos convida é uma grande atitude. É preciso estar atento a todo tempo para que a humildade de coração seja uma grande virtude em nós.
Sejamos felizes por percebermos Jesus que se revela e junto a Ele, o Pai.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG