“Para nós, o seu povo, para nós, os que somos fiéis, ele promete a paz”.
10 de dezembro de 2017“O meu espírito está alegre”
12 de dezembro de 2017
Um dia Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns mestres da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galileia e da Judeia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes. Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
— Meu amigo, os seus pecados estão perdoados!
Os mestres da Lei e os fariseus começaram a pensar:
— Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder.
Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:
— Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
— Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo:
— Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!
Oração:
Querida Trindade, Pai, Filho e Espirito Santo, quero vos agradecer por esse momento de diálogo. Obrigado por se aproximar e fazer de cada momento como esse um momento especial em vossa companhia. Doce Espirito Santo, hospede da minha alma, conduza esse momento segundo a sua sabedoria. Me abandono em tuas mãos para que o possa concluir em mim a obra que começastes.
A palavra de hoje nos apresenta Jesus como o que cura a alma e o corpo do paralítico que o buscou com fé. Nessa passagem me chama atenção dois aspectos. O primeiro é o fato de o paralítico ter sido levado por seus amigos. O Segundo é Jesus tê-lo curado primeiro a Alma e depois ao corpo.
Na verdade a narração diz que alguns homes levaram o paralítico até Jesus para que Ele o curasse. Vejo nesse fato uma grande atitude de fé por parte desse homens. Para fazer tanto esforço, carregando o paralítico não se sabe de onde, tentar se aproximar, e chegar ao extremo de subir a um telhado para conseguir o aproximar de Jesus… Me parece um ato de muita fé por parte desses homens. Então me pergunto: Eu tenho me esforçado para levar também as pessoas até Jesus? Tenho convicção de que Ele as pode curar?
Ao se aproximarem de Jesus, podemos perceber, que Jesus imediatamente se comove com a cena. Enxerga as necessidades do homem paralítico em sua totalidade. Talvez um de nós, estando no lugar de Jesus, somente enxergaríamos o estado paralítico do corpo. Mas Ele enxergou primeiro a alma… Isso quer dizer enxergou o que mais importa, o que está dentro, o que é o cerne de toda criatura humana. Primeiro curou o espírito: “Teus pecados estão perdoados”. Isso incomodou muito aos que estavam com Ele naquele momento, pois não acreditavam e não compreendiam quem Jesus realmente era. Vendo essa atitude de Jesus posso refletir: Eu consigo olhar mais profundamente a mim mesmo? Consigo enxergar mais que as necessidades do corpo? Desejo profundamente curar e cuidar do meu espirito? E o meu próximo como o vejo?
Gostaria de pedir-te Jesus para me ajudar a ter uma mirada mais profunda. Me ajude a sair da superficialidade pregado no mundo hoje. Quero ser curado no mais profundo de mim mesmo. Acredito firmemente que isso se exteriorizará, em reflexos claros, na minha relação contigo e com meus irmãos.
Amém
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.