‘Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!’
15 de novembro de 2021Amar é doar-se, sem esperar nada em troca…
17 de novembro de 202116 de novembro, 4ª feira da 33ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho – Lc 19,1-10
Leitura: O que o texto diz
Zaqueu é a uma das poucas pessoas que, nos quatro Evangelhos, toma a iniciativa de encontrar-se com o mestre Jesus: nada tem a dizer e nada tem a pedir. No seu interior palpita um desejo estranho. Diz o evangelho que desejava “ver quem era Jesus”. O nome e a pessoa de Jesus tiraram o véu que encobria o vazio de seu coração, a solidão na qual se encontrava, a insignificância de seus próprios dias
Meditação: O que o texto me diz
O encontro de Zaqueu com Jesus acontece na estrada, onde transitam, onde ocorrem os acontecimentos do dia-a-dia e onde a vida transcorre. Zaqueu não se preocupa com mais nada: nem com a boa imagem ou com o que a multidão pensaria ao vê-lo sobre uma árvore. Jesus entra na vida de Zaqueu e de sua família e o leva à conversão, à mudança de pensamento e assim de atitude. Somente depois daquele encontro, fulminado pelo olhar e pelas palavras de Jesus, com o coração transbordante de alegria, Zaqueu se sente renovado e tudo, ao seu redor, lhe parece novo e diferente. Assim, o chefe dos publicanos se torna transbordante, apaixonado, protagonista de uma vida nova. Ele passa da solidão à partilha, da tristeza à alegria…
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que você também descubra a luz do seu olhar e experimente a ternura de ser procurado e amado como Zaqueu. Peça também ao Senhor que habite sempre o íntimo de seu coração.
Contemplação: O que o texto faz em mim
: ‘Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.’, diz Jesus no evangelho de hoje. Passaria pela cabeça de Zaqueu que Jesus o procuraria, por sua iniciativa, para hospedar-se junto a ele? Deus é uma surpresa. Zaqueu sente-se olhado e sua vida se transforma…. Sinto que Deus me procura, me vê? Quais as surpresas de Deus na sua vida? Jesus foi hospedar-se na casa de um pecador! Que ele se hospede também em nossa vida!
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
No fundo de nosso pobre coração, entulhado de ídolos, como um quarto de despejo, é aí que o Senhor ajeita um cantinho para sentar-se e ficar à nossa espera. É dentro do nosso próprio coração que Deus nos espera. Compete a cada um alimentar o desejo do encontro com Ele. Desce ao mais profundo de você mesmo e ali, diante da presença misericordiosa do Senhor, estabelece um diálogo íntimo com Ele.
Equipe Lectionautas