
Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
17 de novembro de 2025
18 de novembro, 3ª feira, 33ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 19,1-10
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje temos a história de Zaqueu, um cobrador de impostos e, por isso, considerado pecador. Ele queria muito ver a Jesus que estava de passagem para Jerusalém. Por ser de baixa estatura, e Jesus rodeado pela multidão, ele correu e subiu numa árvore, para vê-lo passar. Quando Jesus se aproxima, o vê e pede para ele descer, pois iria com ele até sua casa.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus vê Zaqueu, interrompe sua caminhada, altera sua programação e resolve convidar Zaqueu para descer da árvore porque queria passar o dia com ele. Quem caminhava com Jesus não entendia esta sua ação: Como ir hospedar-se na casa de um pecador? Mas Jesus soube reconhecer o comportamento de Zaqueu. Zaqueu era representante de um sistema injusto e corrupto. Mas ele surpreende quando vai ao encontro de Jesus. Esse encontro gera bons frutos, pois acontece sua conversão. Ele é acolhido por Jesus. O acolhimento expressa alegria e amor e faz a pessoa acolhida se sentir feliz.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de estar sempre atento ao que se passa ao seu redor. Assim poderá se deixar encontrar por Jesus, quando ele se aproximar de você.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
E você? Como reage diante de atitudes como a de Zaqueu? O Evangelho de Jesus coloca a atitude de Zaqueu como espelho para o nosso agir.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Zaqueu correu à frente e subiu num sicômoro, para ver Jesus, que devia passar por ali.” Zaqueu, no seu desejo de ver Jesus corre e sobe em uma árvore para vê-lo passar. Zaqueu teve sua recompensa porque ele não só viu Jesus, mas o acolheu em sua casa e em sua vida. Esse encontro de Zaqueu com Jesus transformou sua vida. O encontro com Jesus revela mudança de vida, fidelidade e coerência com seu projeto de vida.



