Jesus rejeitado em Nazaré
30 de julho de 2021“Quem vem a mim não terá mais fome”
1 de agosto de 2021Sábado da 17ª TC
Dia de Santo Inácio de Loyola
Mt 14,1-12: Herodes, Jesus e João Batista
Leitura: o que o texto diz?
Nesse ponto da narrativa de Mateus, a morte de João Batista aponta como as tensões da época de Jesus são importantes para entender a grande dificuldade da divulgação do Evangelho. Por mais que Herodes gostasse de ouvir João Batista e fosse tocado por sua pregação, os arranjos políticos, a falta de vontade de se converter e a pressão de muitos movimentos daquela época acabaram em uma morte injusta.
Meditação: o que o texto me diz?
As estruturas de dominação do mundo são muito fortes e os poderosos sempre agem com violência para se manter no poder. Essa lógica não pode se aplicar aos seguidores de Jesus, onde quem quiser ser o primeiro deve ser o último. João Batista, mesmo preso, não deixou de ser um profeta, anunciando a novidade que seria inaugurada pela presença de Jesus no meio dos homens. Que possamos através do seu exemplo continuar proclamando a superação das trevas da ignorância e do poder e anunciar a liberdade dos filhos de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Ao elevar os olhos para o Senhor, mesmo no perigo e na aflição, expressamos a confiança dos filhos de Deus. João Batista com certeza até o fim estava comprometido com a oração para cumprir sua vocação até as últimas consequências. Nossa oração também deve apresentar ao Senhor as nossas situações de perigo e perseguição, para que através delas Deus faça desses momentos a oportunidade de fazer seu Reino presente.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Animados pelo testemunho de João Batista e de todos os mártires, vamos contemplar a ação de Deus na vida de pessoas tão corajosas, essas que de alguma forma entregaram sua vida para que o Evangelho chegasse até nós. Somos felizes e gratos porque através do sangue dos mártires, somos convidados ao banquete do Cordeiro de Deus, que nos chama a partilhar da sua vida e de seu amor.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Hoje também estamos vivendo sob estruturas de dominação, que oprimem os mais pobres e marginalizados. O imperialismo e a corrupção política são as formas mais conhecidas, mas também ideais como o consumismo desenfreado e o descuido com o meio-ambiente ajudam a sustentar uma situação que só beneficia os mais poderosos. Como seguidores de Jesus Cristo, devemos participar ativamente da vida política e social para que juntos consigamos construir um mundo mais justo para todos.
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.