“Eu e o Pai somos um”
2 de maio de 2023Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim…
4 de maio de 2023Quarta-feira, 03 de maio de 2023 – São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos.
Jo 14,6-14 – “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces?”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Jesus revela-se como “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Diante da revelação do Senhor, Filipe pede que lhe mostre o Pai. O apóstolo não havia compreendido ainda que Jesus – por seus gestos e palavras – é a revelação do Amor do Pai. “Queres ir ao Pai? Anda com Jesus! Queres saber quem é o Pai? Escuta a Jesus, a Verdade! Queres viver agora e sempre com o Pai? Vive com Jesus, a fonte da própria vida!”
2) Meditação: O que o texto me diz?
Deixemo-nos conduzir por Jesus, Caminho, Verdade e Vida. Ele leva-nos a uma vida voltada para os irmãos e irmãs. Em nossos dias é preciso ser resiliente para conseguirmos anunciar o Evangelho da vida.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Rezemos este poema: “A tua graça – Ainda que nada te peçamos, tu nos brindas, diariamente, com a tua graça. Às vezes gritamos, desejando que nosso pedido seja atendido de imediato. E tu nos respondes silenciosamente, com a tua graça, no momento que achas propício. Elevamos nossos corações a ti, com humildade e tu nos doas, benevolamente, a tua graça. Esquecemos de agradecer por tuas dádivas, mas tu continuas, generosamente, enviando-nos a tua graça”. Amém.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Os apóstolos foram capazes de seguir Jesus até as últimas consequências. Eles deram suas vidas por amor à Cristo, à Igreja e aos irmãos. Procuro neste dia vivenciar meu amor a Cristo através de minhas ações para com meus irmãos e na comunidade de fé.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Procuro testemunhar o Evangelho com minha vida, através de palavras e ações, a ponto daqueles que convivem comigo sentirem-se tocados pela presença do Ressuscitado.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.