“O Senhor Deus ama tudo o que é certo e justo; a terra está cheia de seu amor”
14 de maio de 2017“O Pai é maior”
16 de maio de 2017— A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.
Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou:
— Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é?
Jesus respondeu:
— A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.
— Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
Bom dia querida Trindade! Quero mais uma vez agradecer pela oportunidade que me dais de poder repousar meu espirito em ti, nesse momento tão nosso, que é a oração. Quero abandonar-me em tuas mãos, para que vós me possais guiar. E desde já lhe peço um coração aberto e fértil onde sua palavra possa germinar e dar os frutos que o seu coração deseja.
O evangelista hoje nos quer dar um ensinamento sobre a acolhida da palavra, sobre o amor que ela gera em nós, o caminho que ela nos convida a seguir e as promessas de Jesus quanto a isso.
Jesus tem se manifestado com muito carinho a nós, todos os dias, em pequenos e grandes detalhes da nossa vida. Ele, a palavra viva e encarnada no meio de nós, nos revela os seu mandamentos, que não se tratam de novidades em relação ao que já havia sido anunciado pelos profetas, através do Espirito. Mais bem, Ele traduz todos esses ensinamentos em gestos concretos, nos ensinando que o caminho proposto é possível e muito bom! A pesar de ser também difícil…
‘Quem ouve meus mandamentos e os observa, ou seja os vive, me ama.’ Penso que Jesus não falava nesse momento de se dar provas do nosso amor a Ele. Penso que se trata de que seus ensinamentos semeados em nós, quando cultivado começa a crescer e a render frutos. Esses, são frutos de amor, frutos do amor. Amor que vem do Pai, como Ele nos diz. “O que vocês escutam, foi meu pai quem falou.” Me chama muita atenção quando Jesus nos revela que as suas palavras tem origem no Pai que o enviou. E que hoje sabemos que também envia a cada um de nós.
Jesus revela também que se manifestará à aqueles que escuta sua palavra e a vive. Sendo assim podemos tentar voltar no tempo, em nossas lembranças, e tentar perceber as manifestações de Jesus em nossas vidas… Nem sempre vivemos seus ensinamentos como poderíamos e deveríamos, mas ainda sim, Ele se manifesta. Por pura misericórdia e graça Ele vem escrevendo sua história na minha história, na história da nossa relação pessoal, íntima e sem igual.
Então esse é mais um motivo para nos esforçarmos em viver com muito amor e perseverança seu ensinamentos. Afim de estar cada vez mais próximos dele, e de estar cada vez mais consciente da sua atuação em nossa vida. Os seus ensinamentos nos leva a uma vida plena, ainda que seus mandamentos nos pareça difíceis ou incompreensíveis. Assim a observância dos seus mandamentos não são mera obediência, mas caminho para a construção da felicidade pessoal e comunitária, e esse caminho é perfeito porque tem a sua origem em Deus. Acredito ainda como Tereza de Jesus, que nesse processo de buscar viver seus ensinamento e sua vontade, vamos perceber que uma hora elas se unem. Haverá em algum momento a união da nossa vontade à vontade de Deus.
“Nós viremos e habitaremos nele.” Sejamos confiantes na sua promessa. Que a trindade, habita em nós. Não porque merecemos, mas por amor, graça e misericórdia.
Queremos concluir esse momento Pai, Jesus e doce Espirito, mais uma vez agradecendo o imenso amor que nos tendes. Dá-nos a graça da confiança, o dom da fortaleza, o fruto da paciência para poder perseverar nos seus ensinamentos. Inspirados no exemplo da vida de Jesus sejamos fiéis construtores do reino, enviados pelo Pai e guiado pelo seu Espirito.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.