“Eu te vi…”
29 de setembro de 2023“Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’
1 de outubro de 202330 de setembro, sábado, Memória de São Jerônimo.
O mês de setembro é um mês dedicado à Bíblia e no dia de hoje celebramos o dia de São Jerônimo, Presbítero, apaixonado pela Palavra de Deus e responsável pela tradução dos textos originais da mesma, do hebraico, aramaico e grego, para o latim. Um grande defensor da fé, com sua tradução possibilitou ao povo da época, o conhecimento da Palavra na língua conhecida. Hoje temos a Bíblia traduzida no idioma próprio de cada país. Por isso, hoje podemos nos alimentar da Palavra de Deus e nela encontrar a fonte da vida. Peça ao Senhor a graça de escutar a sua Palavra anunciada e ser capaz de deixa-la transformar sua vida, te levando à conversão.
Leia o evangelho de Lc 9,43b-45
LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ
A euforia e o encantamento dos discípulos diante das maravilhas de Jesus, é interrompida quando Jesus volta a falar de sua paixão, de sua cruz. Compreender a cruz significa compreender o lado luminoso do rosto de Jesus que revela o Pai. Os sonhos e expectativas dos discípulos, se diferem dos de Jesus. Daí a dificuldade deles em aceitar o anúncio da paixão do Mestre. Eles não entendiam o que Jesus estava falando. O desvio do caminho de Jesus nos põe na contramão do seu seguimento.
MEDITAÇÃO : O QUE O TEXTO ME DIZ
O povo, e os próprios discípulos, estão admirados com as maravilhas que Jesus faz. Mas Ele interrompe a euforia dos Apóstolos, para lhes falar novamente da cruz que O espera. Eles não compreendiam Jesus e a verdade da sua revelação. É muito difícil entender que a cruz é que é o lado luminosos de Jesus pois ele vai morrer e ressuscitar. Isto é o centro de nossa fé.
Nós ficamos eufóricos com as maravilhas de Deus em nossa vida, com os milagres que acontecem todos os dias em nosso existir. Todavia, precisamos entender que é a cruz que nos salva, são os problemas do dia a dia que nos fazem crescer. Não vivemos somente de alegrias, tudo isto é permeado de angustias, de dores, de paixões. E ser cristão, aquele que segue os passos de Jesus Cristo deve passar por isto com fé, com coragem e determinação. Deve aprender do próprio Cristo o sentido da vida, o verdadeiro sentido do amor.
Nós temos medo, como os apóstolos, fugimos do sofrimento, não queremos entender o que o Deus quer nos falar, contudo, este Evangelho nos mostra que o verdadeiro cristão deve estar atento, vigilante e determinado a participar na construção do Reino de Deus passando pela cruz.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER
Peça ao Senhor a graça de segui-lo nas experiencias de cruz em sua vida. Que em tudo você seja capaz de amar e servir. Diga ao Senhor com todo teu coração: “Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo”.
Repita as mesmas palavras de São Francisco de Assis diante do Crucifixo:
Altíssimo, glorioso Deus,
iluminai as trevas do meu coração,
dai-me uma fé reta,
uma esperança certa
e uma caridade perfeita;
sensibilidade e conhecimento, Senhor, a fim de que eu cumpra
o vosso santo e veraz mandamento. Amém.
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM
Quais são as dificuldades encontradas para você acolher o anúncio da cruz de Jesus? Qual o verdadeiro sentido, em sua vida, do seguimento de Jesus? De que maneira você pode, a exemplo de Jesus, fazer de sua vida uma verdadeira doação?
“O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens”, diz Jesus. O sentido da vida está em ser capaz de colocá-la a serviço, por amor a todos. Atraídos por ele na cruz, somos chamados a experimentar seu amor e nos comprometermos em amar.
AÇÃO : O QUE POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO
Primeiro devemos dar testemunho de cristão: seguidor de Cristo. Para isto precisamos lembrar do verdadeiro sentido da cruz e nos esforçar a cada dia para isto.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.