Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.
24 de setembro de 2023Ouvir e colocar em prática a Palavra
26 de setembro de 202325 de setembro, 2ª feira, 25ª semana do Tempo Comum.
Silencie. Aquiete seu coração. Respire lentamente.
Faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho de Lc 8,16-18
Leitura: O que o texto diz
Na sequência da “parábola do semeador”, o evangelista Lucas apresenta Jesus narrando uma pequena parábola sobre a lâmpada que ilumina a casa. Esta fonte de luz não deve ser posta sob uma vasilha ou debaixo da cama, pois assim não realizará o efeito esperado, não iluminará. Com isso, Jesus chama atenção para o que está escondido e que, na realidade, deve ser manifestado a todos. Fazendo a ligação com a parábola do semeador, o Mestre chama a atenção para a forma como se escuta a Palavra de Deus e para os frutos que essa escuta deve produzir.
Meditação: O que o texto me diz
A semente não é lançada à terra simplesmente para lá ficar, assim com a lâmpada não é acesa apenas para consumir o seu combustível. Frutificar e iluminar são os objetivos. Nesse sentido, o terreno em que semeia e o lugar onde se coloca a lâmpada são muito relevantes. Por isso é preciso prestar atenção à maneira como ouvimos a Palavra de Deus, não se trata apenas de ouvir por curiosidade ou para saber mais para si. À escuta deve se seguir a ação transformada pela mensagem que foi acolhida. Caso contrário será como semear no asfalto ou acender a luz debaixo da cama. Precisamos deixar a luz divina brilhar dentro de nós e iluminarmos tudo ao nosso redor. A Palavra de Deus deve ser por nós absorvida e vivida, pois quando não nos orientamos por ela, ficamos na escuridão sem conseguir avançarmos em nosso crescimento espiritual. Desperdiçamos o bem maior que é a vida plena.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que te ajude a escutar e colocar em prática sua Palavra. Que nossa escuta não seja surda e estéril, mas que irradie, como um farol, a vida da comunidade e da sociedade.
“Senhor meu Deus, me ajude a enxergar o tamanho do seu amor por mim e por todos nós. Me faz ser uma pessoa de fé e esperança. Ajude-me a encher meu coração de amor genuíno, mesmo que seja apenas uma pequena centelha do que é o seu amor por mim.
Quero ser testemunha de sua Palavra que nos liberta e nos assemelha a Jesus, seu filho amado, fiel e obediente”.
Contemplação: O que o texto faz em mim
É a Palavra que nos liberta e ilumina nossa vida. O papel da luz é iluminar as coisas a seu redor e não a si mesma, por isso não deve ser posta debaixo da vasilha. A Palavra por nós acolhida precisa resultar em um novo modo de agir que ilumine as realidades carentes de nova luz.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
“Prestai atenção à maneira como vós ouvis!” diz Jesus no evangelho de hoje. Jesus quer mais uma vez nos convidar a sermos como Ele: Palavra Viva. Nossas ações devem ser ações evangélicas e evangelizadoras e ponto de nos tornarmos Evangelho Vivo em nosso cotidiano. Desta forma a Palavra do Pai deve ser nosso farol e nossa bússola, sempre.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.