O Reino de Deus está perto
1 de dezembro de 2023“Vigiai”
3 de dezembro de 20232 de dezembro de 2023, sábado, 34ª Semana do Tempo Comum.
Crie o silêncio exterior necessário, encontrando um local tranquilo. Crie silêncio interior, acolhendo e permitindo que seus pensamentos se acalmem, ou seja, respire profundo algumas vezes, coloque o corpo numa postura confortável, etc.
Peça ao Espírito Santo que te guie nos caminhos da Palavra que Deus te dirige hoje.
Leia em seguida Lc 21,34-36
Leitura. O que diz o texto?
Antes de entrar no Templo de Jerusalém e enfrentar o conflito final, Jesus deixa uma exortação final para seus discípulos, como guia de atitude perante os acontecimentos futuros. Estar vigilante é uma atitude de prudência, como as jovens previdentes que esperavam o noivo, cuidando para que o combustível das suas lâmpadas não fosse somente o mínimo (Mt 25,1-13). Estar atento com suas atitudes é não cair na armadilha da insensibilidade que nos anestesia e nos deixa parados diante dos acontecimentos.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Esperança e vigilância. Essas recomendações para os discípulos e discípulas querem nos animar no sentido de uma esperança operante. Para o cristão, permanecer em Cristo no seu caminho de justiça e paz reflete nossa atitude vigilante. Jesus orienta que o instrumento para nos ajudar nessa atitude é a oração perseverante. Dessa forma o combustível necessário para manter a chama da fé acesa não vai acabar.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, nestes últimos dias do ano litúrgico, quero colocar-me em sua presença, em atitude de confiança e de paz.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Perceba a presença do Senhor e sinta que ele nos orienta no seguimento. A consolação que invade nosso ser é saber que o Filho do Homem vai nos encontrar de pé e sem medo de “prestar contas da administração” (Lc 16,2) das nossas vidas.
O que o texto me sugere a viver?
Viver a caridade e a justiça na presença de Jesus, fortalecidos pela intimidade da oração perseverante.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Membro da Coordenação Colegiada Arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.