“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”
30 de novembro de 2024“Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa…”
2 de dezembro de 202401 de dezembro, 1º Domingo do Advento
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Lucas 21, 25-28.34-36
Leitura: o que o texto diz?
Recomeça do princípio o ano litúrgico, quando voltaremos a percorrer mais uma vez toda a vida de Jesus. O ano novo começa com o primeiro domingo do Advento, o primeiro dia de um caminho de quatro semanas que nos conduz ao Natal, que é o eixo em torno ao qual giram os anos e os séculos, o início da história nova, quando Deus entrou no rio da humanidade. O Evangelho entrega-nos esta vocação a uma dupla atenção: à vida e ao infinito. A vida está dentro do infinito, e o infinito está dentro da vida; o eterno brilha no instante, e o instante insinua-se no eterno. Num Advento sem fim.
Meditação: o que o texto me diz?
Sabemos que a arma mais destrutiva, sofisticada e letal no mundo que vivemos é o medo – “os homens vão desmaiar de medo -; essa força que nos paralisa pouco a pouco. Nestes tempos de obscuridade e sofrimento, somos desafiados e continuar crendo nos recursos e nas ricas possibilidades que a humanidade carrega em seu interior; para isso devemos “estar vigilantes, orando a todo momento”. Vigilantes, mas sem medo.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Dê graças pela presença do Senhor em sua vida. Que esteja sempre em oração e vigilante à espera do Filho do Homem, aguardando que ele venha fazer morada em seu coração.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: O que espero? Se não sei o que espero, a vida perde o sentido; quem não espera, não busca, não amadurece.
O que vislumbro no meu horizonte pessoal, profissional, social, eclesial…?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
O tempo do advento nos aponta para uma nova realidade de esperança que vai entrar na história e renovar a vida de muitas pessoas. A Igreja, no Advento, celebra exortando seus filhos e filhas a despertarem para essa nova realidade que Deus quer realizar através de seu Filho Jesus que vem chegando. Seu nascimento está próximo e ele quer nascer em cada coração, em cada lar, em cada comunidade. O que a Igreja espera de nós batizados é a conversão para acolher o Cristo.
Equipe Lectionautas