Vigiar
28 de novembro de 2020“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”
30 de novembro de 2020Domingo, 29 de novembro de 2020.
Mc 13, 33-37 – Ficai atentos e vigiai!
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus alerta os discípulos sobre a necessidade de ficarem atentos e vigilantes para que não sejam encontrados dormindo no retorno do Senhor. Ele compara essa situação a de um homem que viaja e deixa sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a eles suas tarefas. Os empregados devem estar vigilantes para que não sejam encontrados dormindo quando o dono da casa retornar.
- Meditação: O que o texto me diz?
O Senhor nos deixou sua casa e nos confiou a responsabilidade de cuidar dela. Ele deu a cada um de nós uma tarefa. Portanto, todos nós temos responsabilidade na edificação do Reino, cada um conforme seu chamado específico. Vigilância é uma atitude de quem mantém a atenção na tarefa que lhe foi confiada para permanecer fiel a quem lhe confiou essa tarefa. Estamos atentos e vigilantes no cumprimento de nossa missão? Será que o Senhor irá nos encontrar agindo conforme sua vontade? Ou estamos adormecidos com tantas situações secundárias que nos desviam do foco principal de nossa vida?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, que cada um de nós saiba assumir com alegria e atenção a missão que nos foi confiada. Que estejamos sempre vigilantes a espera do encontro contigo. Ajuda-nos a impedir que as distrações e preocupações do cotidiano nos desviem do foco central de nossas vidas, que é ter sempre os olhos fixos em ti. Que estejamos sempre atentos para perceber tua presença em cada irmão que vem ao nosso encontro.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor mostra sua imensa misericórdia, pela qual me faz um alerta para rever o modo como cumpro minha missão. Apesar das minhas distrações, Ele nunca deixa de vir ao meu encontro e me despertar. “Assim mesmo, Senhor, tu és nosso Pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos” (Is 63,7).
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir dessa Palavra sou impulsionada a saborear novamente a alegria do encontro com o Senhor, a fim de reacender no coração a resposta ao meu chamado vocacional, para que a cada dia eu possa ser fiel à missão que me foi confiada. Além disso, a Palavra me desafia a abrir os olhos para perceber a presença do Senhor que vem ao meu encontro nos irmãos.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.