Combater a injustiça e a hipocresia
26 de agosto de 2020“Vigiai e orai”
28 de agosto de 202027/08/20 (quinta da 21ª semana do Tempo Comum): Mt 24,42-51 – “Ficai atentos e preparados”
Leitura: O que o texto diz?
Preparando o ambiente para uma escuta atenta à Palavra de Deus, tome em mãos Mt 24,42-51. Jesus está preparando seus discípulos para sua partida. Esteja com eles e escute atentamente o discurso do Mestre. O pedido é para que “fiquem atentos” porque não se sabe quando acontecerá o dia do Senhor. Esse tema é muito falado entre os profetas. Nesse dia, o Senhor estabelecerá sua justiça, castigará os inimigos de Israel e o resgatará. Dia de terror, mas também dia de esperança, principalmente para aqueles que creem em Deus e seguem seus caminhos. Jesus continua chamando à atenção dos discípulos mostrando a figura do dono da casa, que não sabe a hora de quando virá o ladrão, e dos dois empregados. O fiel e prudente é responsável pela tarefa a ele confiada; O mau empregado maltrata os companheiros e age de forma irresponsável porque não se preocupa quando virá seu senhor. Ao final, o Senhor virá e prestará contas de tudo. Perceba o olhar atento dos discípulos quando Jesus conclui essa narrativa e veja o impacto desta Palavra também em você.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto de Mt 24,42-51, e observe quais palavras mais marcaram você. Quais atitudes e quais personagens fizeram meditar sobre o tema da vigilância. O que as frases “Ficai atentos” ou “ficai preparados” fazem ressoar em você? Tomando a primeira imagem usada por Jesus, como você tem preparado e vigiado “sua casa interior”? O que precisa ser preparado? Com a figura do empregado, você se identifica com aquele fiel e prudente ou com o mau empregado? Em que momentos você tem sido prudente? Ou em que situações você não tem vivido tão bem com os companheiros do seu meio? Permita que a meditação dessa Palavra vá revelando e chamando sua atenção para a retomada do caminho.
Oração: O que o texto me faz dizer?
As palavras de Jesus aos poucos foram tomando conta de seu coração. Elas foram iluminando-o e tornando-o mais sensível àquilo pelo qual é preciso vigiar e preparar. Apresente as áreas ou os momentos de sua vida os quais o Senhor precisa ajudar você a se preparar e ficar mais atento(a). Agradeça pelas vezes que você foi fiel e prudente ao seu chamado. E peça perdão pelas vezes que você se comportou como um “mau empregado”, quando não tratou bem seu semelhante. Experimente já hoje o “dia do Senhor” em sua vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Deixe o Senhor responder aos seus apelos, preparando-o(a) no silêncio do seu coração. Permita que a Palavra aja em todas as áreas de sua vida e faça de hoje, um dia de Salvação! Experimente essa imensa alegria à medida que você vai sentindo que pouco a pouco está permanecendo junto ao Senhor.
Ação: O que a Palavra me faz viver no dia-a-dia?
Comparado a um empregado fiel e prudente, você é chamado(a) a ficar de prontidão. Não basta avaliar sua conduta, mas vivenciar aquilo que a Palavra despertou em você. Veja de que forma isso pode se concretizar no seu dia-a-dia.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).