
Vigilância e oração
29 de novembro de 2025
30 de novembro, 1º Domingo do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 24,37-44
Leitura: O que o texto diz?
Novamente é Advento, esse tempo bonito de espera pela chegada do Menino Deus que vem no Natal. O Evangelho nos convida a colocar toda nossa confiança e esperança nas mãos do Senhor; mesmo diante da imprevisibilidade da vinda de Jesus e da salvação definitiva. A hora que isso acontecerá está reservada a Deus-Pai, a nós é solicitada uma espera vigilante. Por isso, é necessário estarmos em prontidão, pois precisamos estar preparados para esse encontro definitivo com o Filho do Homem, despojando-nos de tudo que nos afasta de Deus e do nosso próximo.
Meditação: O que o texto me diz?
O Evangelho inicia mencionando a imprevisibilidade da vinda do Filho do Homem, ao compará-la com a situação no tempo de Noé, dado que ninguém esperava pelo dilúvio, somente o justo Noé. Por ser uma vinda imprevisível, o evangelista ressalta a vigilância, pois não sabemos quando será o dia ou a hora da vinda definitiva do Filho do Homem. Essa data está nas mãos do Pai, porém temos a certeza de que Ele virá. As imagens do dono da casa e do ladrão reforçam o tema da vigilância e da imprevisibilidade. Assim, a comunidade cristã é chamada a estar sempre atenta e pronta para acolher esse momento definitivo. Provavelmente a intenção desses discursos é ajudar as comunidades cristãs a avaliar a realidade de conflitos que estão vivendo, a animá-las para não desistirem do projeto de Deus e continuarem testemunhando a opção pelo Reino.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor, nesse momento, a graça da vigilância ativa, e de viver com profundidade esse tempo de Advento. Peça ao Senhor para que também a comunidade cristã hoje continue atenta e testemunhando a opção pelo Reino de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Quais conflitos nos impedem de manter nossa esperança? Como posso me preparar para acolher a vinda de Jesus, o Filho de Deus Encarnado, no Natal? Quais motivações trago em meu coração para iniciar essa caminhada, nesse tempo de Advento?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Disse Jesus: “Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”. Nós também não vivemos numa realidade tranquila e nos sentimos desanimados, muitas vezes em nossa caminhada, como a comunidade de Mateus. Assim, somos convidados, nesse dia, a nos manter perseverantes na esperança cristã, em alimentar a fé na vinda definitiva do “Filho do Homem” e viver em constante discernimento, em atitude de conversão e ter presente nosso compromisso com o tornar visível o Reino de Deus.



