Vós tendes o coração endurecido?
13 de fevereiro de 2024Renunciar a si mesmo é colocar a vida inteira a serviço do outro
15 de fevereiro de 202414 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.
Peça ao Espírito Santo que te acompanhe nos passos desta oração.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Abra bem os ouvidos para escutar o que o Senhor irá falar.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mt 6,1-6.16-18
Hoje iniciamos nosso caminho quaresmal. Nesta Quarta-Feira de Cinzas, a leitura do Evangelho nos apresenta uma contraposição entre fazer as coisas para que os homens vejam e fazer as coisas para que Deus veja. As três práticas que deveriam restabelecer as relações são retomadas: a esmola (o relacionamento com o outro), a oração (o relacionamento com Deus) e o jejum (o relacionamento comigo próprio, vendo o que não é essencial para viver).
Meditação: O que o texto diz a mim?
O Tempo Quaresmal nos sensibiliza a viver o verdadeiro sentido das conhecidas “práticas quaresmais”: jejum, esmola e oração. Essas práticas nos movem a sair do nosso “ego inflado” e entrar em sintonia com os outros, com a natureza e com o Criador; tal experiência ativa em nós a generosidade, o despojamento, o verdadeiro sentido da pobreza evangélica e, sobretudo, o sentir-nos irmão com o irmão. Quem sabe partilhar nunca se empobrece, pelo contrário, se enriquece infinitamente. Para que isto aconteça, a liturgia da Quarta-feira de Cinzas nos convida a “considerar” as nossas relações vitais: com Deus, conosco, com os outros e com o mundo.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a viver bem este tempo de conversão que é a quaresma.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Acolher esta Palavra como dirigida a você. Observe o que vai ficando nos seus olhos e no seu coração como atitudes e compromissos novos. Como você tem vivido a esmola e o relacionamento com os outros? Como tem vivido a oração? E como tem praticado o jejum?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Ficai atentos” nos diz Jesus. Quaresma é um tempo para nos deixar olhar por Deus, para descobrir o olhar em cada irmão e aprender a olhar como Deus olha, porque um olhar Seu, bastará para nos fazer “converter e crer no evangelho”. Quaresma é um convite a começar outra vida, a concentrar nossas energias e a nos deslocar em outra direção, a direção do amor e da fraternidade, como nos pede a Campanha da Fraternidade, cuja oração diz assim:
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito! Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho! Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém.
Equipe do Lectionautas