“Quem de vós ouve, a mim ouve, e quem vos rejeita, a mim rejeita; quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
30 de setembro de 2022“Creio, Senhor, mas aumentai minha f´´e”
2 de outubro de 20221 de outubro, sábado, memória de Santa Terezinha do menino Jesus
Evangelho segundo Lucas, capítulo 10, versículos 17 a 24.
Leitura: O que o texto diz?
Os setenta discípulos se alegram ao retornar de sua primeira missão frutífera. Jesus se alegra com eles, mas os adverte a não se vangloriarem. Eles devem se alegrarem por terem sido abençoados pelo Espírito Santo. São Lucas sublinha o papel do Espírito Santo na vida missionária da comunidade e da Igreja. No entanto, o dom do Espírito Santo é individual, e Jesus lembra que “os vossos nomes estão escritos no céu”.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Devemo-nos alegrar sempre ao deixarmos que Jesus nos interpele, nos inquiete, nos melhore. Já fomos escolhidos por Ele. Não é pelo que fazemos, é porque Ele quer. Nós, ou deixamos ou não.
Ao assumir nossa missão ou ao encontrar frutos no que anunciamos, na pastoral que atuamos, na vida da comunidade que participamos, não podemos nos vangloriar. Sempre lembrar que o Espírito nos precede e, ao mesmo tempo, nos inquieta e nos conduz na missão, na vida pessoal, na vida da comunidade.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Agradeça ao Senhor porque te chamou a ser discípulo missionário anunciando e vivendo a sua Palavra. Peça ao Senhor Jesus que, por intercessão de Santa Terezinha do Menino Jesus, faça a Igreja cada vez mais missionária e que você nunca esqueça que a verdadeira alegria deve estar sempre no Senhor.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”, diz Jesus. Santa Terezinha descobriu sua vocação particular de ser como “um coração de amor” que bombeia silenciosamente no núcleo secreto da Igreja. Esta descoberta lhe trouxe imensa alegria. Era para ser seu “pequeno caminho” de serviço humilde. Que possamos nos inspirar por Santa Terezinha e dizer como na música “Missão de todos nós”: O Deus que me criou/ me quis me consagrou para anunciar o seu amor!
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
É preciso vigiar, estar atento para não se achar mais importante que os outros ou superior ao Espírito Santo ao assumirmos e executarmos uma missão. Ao mesmo tempo nos alegremos pois Deus tem nosso nome tatuado na palma de sua mão. Ele caminha conosco!
Equipe do Lectionautas.