
“…quem quiser ser o primeiro, seja o vosso servo”
25 de julho de 2025
Pai Nosso…
27 de julho de 2025
26 de julho, Sábado | Memória de São Joaquim e Santa Ana
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 13,16-17
Leitura: O que o texto diz?
Noevangelho de hojeJesus nos chama de “felizes” porque temos a oportunidade que muitos queriam ter, de entender sua proposta, receber seu chamado e contribuir para a construção do Reino de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus na sua vida pública, mais do que qualquer outra coisa, anuncia o Reino de Deus. O Reino de justiça, paz, fraternidade, mansidão, humildade e amor que Jesus anuncia é muito diferente do plano de dominação e libertação política esperada. Para compreender o Reino de Deus é necessário ouvidos que possam ouvir e olhos que possam ver, ou seja, sentidos que não estejam manchados pela influência do pecado, mas abertos a Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que Ele te ajude a cumprir essa felicidade plenamente cada vez que ouve a Sua Palavra.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você se considera atento para ouvir o que o Senhor lhe pede? Você compreende o que significa anunciar o Reino de Deus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”, diz Jesus. Felizes foram os que testemunharam as promessas de Deus a Seu Povo, como São Joaquim e Santa Ana, que confiaram e esperaram, baseados apenas na Palavra da Aliança. E façamos nossa prece:
“São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, exemplos de perseverança na fé e na criação da mãe do Salvador, interceda a Jesus por todos os avós neste dia. Amém.”
Equipe Lectionautas