
O semeador saiu a semear…
23 de julho de 2025
“…quem quiser ser o primeiro, seja o vosso servo”
25 de julho de 2025
24 de julho, 5ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 13,10-17
Leitura: O que o texto diz?
A sabedoria popular nos diz “Pior cego é aquele que não quer ver”. É sobre isso que Jesus nos fala no evangelho de hoje. Os sinais de nossa cegueira são a falta de alegria e de paz, a ausência de comunhão com os outros. Os sinais de que nos deixamos “tocar” por Deus são: a alegria e a paz interior, a sensação de felicidade e de plenitude, de que cada coisa está no seu lugar…
Meditação: O que o texto me diz?
O Evangelho nos apresenta dois grupos de pessoas, que na verdade são dois tipos de reação diante do ensinamento de Jesus: as que “olham e não veem, ouvem e não escutam nem compreendem”; e as que “são felizes, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem.” Experimentar a felicidade desta comunhão profunda com Jesus é de fato uma grande graça. Diante dessa graça está a nossa liberdade que atua nas pequenas acolhidas ou rejeições ao amor no dia a dia, e vão constituindo o coração de carne ou o coração de pedra.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a não ficar cego em relação a sua Palavra e a sua vontade em sua vida. Peça ao Senhor a graça de na liberdade escolher a cada dia o amor nas pequenas e grandes ações.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como tem sido seu relacionamento com Deus no cotidiano? Sente-se numa fase de sensibilidade espiritual, na qual consegue encontrar a Deus em todas as coisas, ou se experimenta fechando os olhos ao que Ele quer te mostrar?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“”Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem”, nos diz Jesus. Que no dia-a-dia possamos dar a Deus oportunidades para que vá abrindo nossos olhos… A oração, a leitura meditada da Palavra de Deus, a participação na Eucaristia, vão nos ajudando também a não transformar nosso coração em pedra. E que façamos como diz a escritora Clarice Lispector:
Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra “amor”
Equipe Lectionautas