Porque choras? A quem procuras?
22 de julho de 2020Aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse produz fruto!
24 de julho de 2020QUINTA FEIRA – 23/07/2020
16ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Evangelho Mt 13, 10-17
Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem.
Leitura: O que o texto diz?
Os discípulos perguntaram por que Jesus falava em parábolas. Jesus mostra que o entendimento é dado àqueles que desejam entendê-lo, aos que abrem o coração e aos que lhe são íntimos. Aos que se recusam a crer, menos entendimento terão. Cumprindo-se o que o profeta Isaías falava: o coração do povo tornou-se insensível, duros de ouvido e de olhos tapados. Na indiferença, não lhes será possível compreender o que veem e o que ouvem. A dureza de coração os impedem de perscrutar os mistérios de Deus e assim serem curados. E concluiu: quantos justos desejaram ver o que vedes e não viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
Meditação: O que o texto me diz?
A palavra de Jesus questiona você? Faz você pensar? Instiga você a entender melhor seu significado, seu sentido? Chama-lhe a contemplar e a observar a realidade? Como você tem acolhido os ensinamentos de Jesus? Esse texto te faz abrir os olhos a Palavra de Deus? O que tem endurecido o teu coração? Ou, tem aberto seu coração para ser modelado pelo amor de Deus? Tem motivado as pessoas a ouvir e fazer o mesmo? A Palavra de Deus é eficaz, é verdade que cura e liberta. Mas, se não crer não verá sua eficácia.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
O que isso te faz dizer a Deus? Quais as cegueiras espirituais que você gostaria de apresentar ao Senhor? Peça a graça do entendimento e a docilidade ao Espírito Santo. Peça a graça de poder acolher com fé a Palavra de Deus. “Jesus manso e humilde de coração fazei meu coração semelhante ao vosso”. Que teu coração abra espaço para a palavra de Deus curar e transformar tudo que precisa ser transformado.
Contemplação: O que Deus através do texto, faz em mim?
Sedento dessa Palavra coloque-se diante de Deus. Ele fala ao coração daqueles que lhe são íntimos. Abandone-se confiantemente. Contemple sua presença. No silencio o Amor fala mais alto. Ele se revela aqueles que o buscam de coração sincero. Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem.
Ação: O que o texto me faz agir?
Coloque-se diante de Deus, dócil ao seu Espírito Santo. Em sentido de escuta acolha amorosamente sua Palavra. Valorize seus ensinamentos sob pena de perder essa graça. Não endureça o coração, negando-se a crer no seu poder. Permita essa Palavra chegar ao seu coração, lá ela agirá transformando, curando, provocando uma verdadeira conversão.
Doroteia Nascimento
Membro do Movimento Bíblico Nova Jerusalém. Atualmente mora em Fortaleza-CE.