“Quem não está comigo está contra mim”
9 de outubro de 2020Muitos são chamados, poucos são escolhidos
11 de outubro de 2020LECTIONAUTAS
10/10/20 (sábado da 27ª semana do Tempo Comum): Lc 11,27-28: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”
Leitura: O que o texto diz?
Preparando seu ambiente de oração, invoque a presença do Espírito Santo. Dispondo da Palavra de Deus, comece a leitura do pequeno trecho de Lc 11,27-28. Você está ouvindo atentamente Jesus falar no meio da multidão. De repente uma mulher faz um elogio em alta voz dirigido à sua mãe, que na mentalidade antiga é o enaltecimento do filho. As palavras do Mestre encantam a multidão, a mulher e também a você. Jesus não revida, mas completa a admiração da mulher, como expressa o início de sua fala “Muito mais feliz”. Não basta só extasiar-se com o discurso de Jesus e com sua origem. É necessário ouvir a Palavra de Deus e a por em prática, que é a condição de um verdadeiro discípulo. Perceba o olhar da mulher, da multidão e o seu diante desta resposta de Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome a leitura de Lc 11,27-28. Você ficou também extasiado com o discurso do Mestre. Ele fala com poder e autoridade. Talvez no seu coração também pudesse brotar um elogio sincero ao Senhor com fez a mulher. Mas a resposta de Jesus tocou ainda mais seu interior: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Você tem ouvido atentamente essa Palavra? Como tem escutado? Tem colocado em prática aquilo que ela inquieta seu coração?
Oração: O que o texto me faz dizer?
A Palavra de Deus é viva e eficaz e vai no mais profundo, principalmente quando se abre o coração. Peça ao Senhor um ouvido sensível a essa Palavra. Não simplesmente que te faça entender “mentalmente”, mas experimentar com propriedade o que ela traz a você. Se há momentos que você não praticou como deveria, peça perdão e retome o caminho de discípulo. Peça ao Senhor que aponte aquilo que ainda precisa ser praticado e tenha coragem testemunhar essa Palavra.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Após abrir e apresentar seu coração para Deus, no silêncio do seu interior, deixe o Senhor responder aos seus apelos mais profundos. Respire profundamente e sinta a presença Dele. Deixe a ação salvífica da Palavra de Deus agir em você.
Ação: O que o texto me faz agir?
Diariamente você se depara com os contra valores cristãos e parece “remar contra a maré”. Diante da corrupção, do egoísmo, do desamor, miséria, exploração do meio ambiente e tantas mazelas, há um chamado a testemunhar um autêntico caminho de conversão. Quantas vezes se deve dizer não à corrupção e tantas seduções que batem à sua porta no dia-a-dia? Que outras atitudes você deve assumir em sua vida para que isso se concretize? A escuta e a prática da Palavra de Deus, mais que um ato heróico, é o compromisso autêntico de um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).