“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”
30 de novembro de 2020“Tenho compaixão da multidão”
2 de dezembro de 2020Terça-feira, 01 de dezembro de 2020.
Lc 10, 21-24 – “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes”
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus dirige um hino de louvor ao Pai, Senhor do céu e da terra, por colocar o dom da revelação ao alcance dos pequeninos, escondendo-o dos sábios e inteligentes. E é o próprio Jesus quem revela o Pai, porque o conhece e é conhecido por Ele, numa comunhão plena. Os discípulos são felizes por contemplarem Deus, que se faz carne em Jesus Cristo, e por ouvirem sua Palavra.
- Meditação: O que o texto me diz?
Jesus louva o Pai por escolher os pequenos para se revelar. Será que estamos entre os pequenos ou somos tão sábios e inteligentes que endurecemos o coração à simplicidade e proximidade de Deus? Somente os pequeninos são capazes de se abrir à revelação de Deus, porque sabem que Ele concede gratuitamente tudo que precisamos e muito mais do que merecemos.
Os discípulos experimentaram a felicidade plena de contemplar Deus face a face no Verbo encarnado e de ouvir seus ensinamentos. Hoje também temos essa graça, por meio da Igreja, que é o ‘Corpo de Cristo’ (Col 1,18). Nela podemos ver o Senhor: nos sacramentos, na comunidade reunida, no irmão que sofre. Será que nos damos conta disso? Será que percebemos o quanto somos felizes em poder ouvir Deus por meio de sua Palavra?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
“Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.
Senhor, que trilhemos sempre o caminho dos pequeninos, daqueles que sabem estar abertos à tua revelação, que sabem reconhecer tua presença e ação na Igreja e nos irmãos mais sofridos. Enche nossos corações com a alegria verdadeira daqueles que encontraram o “tesouro escondido no campo” (Mt 13,44) e por ele são capazes de deixar tudo para trás.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Ao lado de Jesus também eu exulto de alegria no Espírito Santo e louvo ao Pai por perceber o quanto sou feliz em poder ver a presença de Deus no meio de nós e poder ouvir sua Palavra de vida eterna! Como Maria, só posso dizer “minha alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1,46-48a).
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A Palavra me impulsiona a trilhar o caminho da “pequena via” apresentado por Santa Teresinha do Menino Jesus, um caminho de santidade através das coisas simples, baseado na entrega amorosa em tudo: desde os pequenos afazeres até as obrigações diárias mais complexas e, em especial, na aceitação do sofrimento cotidiano. A Palavra também me leva a ser uma pessoa cheia de gratidão por perceber tantas maravilhas da ação de Deus ao meu redor e em minha própria vida!
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.