Maria, nossa mestra (Jo 2,1-11)
12 de outubro de 2018“Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos”
14 de outubro de 2018Lc 11,27-28
Quando Jesus acabou de dizer isso, uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele:
_ Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amentou!
Mas Jesus respondeu:
_ Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.”
Oração:
Senhor, abra nossos ouvidos e corações para que possamos acolher e viver a Palavra anunciada.
A leitura de hoje é curtinha mas profunda. Ela me remeteu à alegria da maternidade. Como Maria sentiu-se ao sentir Jesus em seu ventre? E ao nascer, como foi poder carregá-lo, amamentá-lo?
Quem passa pela experiência da maternidade, passa por um turbilhão de sensações e sentimentos indescritíveis. Numa mistura de alegria e aflição, gratidão e medo. De fato, a maternidade transforma a mulher. Há uma mudança no perceber, sentir, amar o outro. Refletindo um pouquinho sobre tudo isso podemos imaginar o que foi para Maria ser mãe. Ela não era uma mulher a mais a dar à luz. Ela era a escolhida. Mãe de Jesus, o filho de Deus!
Assim, compreendemos um pouco sobre o que aquela mulher, que estava envolvida pela multidão, exclamava. “Como é feliz o ventre que te trouxe.” (Em uma outra tradução.) Que alegria, quanta esperança, podemos imaginar!
Mas Jesus vai além e afirma: “Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.”
A mensagem de Cristo é direta: não basta ouvir, é necessário obedecer à Palavra!
Como diz na primeira leitura de hoje: “Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.” (Gl 3,27)
Queridos amigos, Cristo nos quer revestidos do seu Amor. Deus é Amor. Portanto, ainda que seja impossível conhecer a Deus inteiramente, ao aproximarmos dele para conhecê-lo, Ele nos tornará repletos. Essa é felicidade a que Jesus se refere. Como diz em Efésios 3, 19 “…peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza.”
De acordo com o dicionário On Line de Português, a palavra obedecer significa estar subordinado a uma força de grande intensidade; estar submetido aos instintos naturais: obedecer a vontade da razão. Jesus quer exatamente isso para a nossa felicidade plena. Que estejamos prontos e dispostos a viver o Amor, de onde fomos originados, que é da nossa natureza.
É admirável como Jesus intui o que precisamos ouvir. Suas falas perturbadoras, deixam-nos desconfortáveis ante tantas situações vivenciadas.
Quantas e quantas vezes criticamos comportamentos, ideias, opiniões dos outros sobre diferentes assuntos? E quantas vezes reproduzimos um padrão de comportamento que criticamos anteriormente?
Como é difícil amar conforme o Amor proposto por Jesus! Como é difícil não julgar. Como nos custa olhar, perceber, acolher as misérias dos nossos irmãos e as nossas misérias. Jesus acolhe a cada um integralmente! Ele deseja profundamente que possamos aproximar-nos desse Amor, com A maiúsculo.
Senhor, toma o nosso coração de pedra e dá-nos um coração de carne. Transforme-nos como o barro nas mãos do oleiro. Dá-nos a fé, a sensibilidade e a coragem que nos falta para amar plenamente, como você nos ama.
Peçamos também à nossa mãe querida, Maria, que nos ensine a aguçar os sentidos para melhor amar. Que possamos fazê-lo com intensidade, desfrutando dia a dia de cada oportunidade que nos é concedida para viver bem a Palavra de Deus, sendo obedientes à natureza da qual fomos criados. Amém!
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH