“Convertei-vos”
4 de dezembro de 2022“Noventa e nove ou uma?”
6 de dezembro de 20222ª SEMANA DO ADVENTO
Segunda-feira – 05/12/22
Lc 5,17-26 – “Fazer a diferença”
Leitura: O que o texto diz?
Jesus ensinava com uma multidão ao redor e também os fariseus e doutores da lei estavam presentes. Muitas curas estavam acontecendo e chegaram com um paralítico numa cama para que pudessem apresentá-lo a Jesus, mas não era possível, devido a multidão. Parecia ser impossível, mas alguns homens subiram no telhado e desceram a cama com o paralítico, colocando-o no meio da assembleia, diante de Jesus. Admirado com a fé do paralítico, Jesus lhe perdoa os pecados e isto gera pensamentos maldosos nos fariseus e doutores da lei. Jesus percebendo seus pensamentos, vai além e ordena ao paralítico que se levante, ande, saia com sua cama e volte para casa. Aquele que fora curado e as pessoas presentes louvavam a Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Quanta coisa este texto é capaz de nos dizer? Pensemos em quantos pessimistas, acomodados e conformados que não se sentem sensibilizados diante da situação do outro. Vivendo o advento, que nos prepara para receber Jesus, que é a esperança, que faz a diferença, somos convidados a colocar alguém diante Dele, para que o milagre aconteça. A fé de um homem, a determinação de outros homens, o acolhimento de Jesus: receita perfeita para a cura! Renasce então um novo homem, que com certeza transformou a vida de tantos outros.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Converse com o Senhor pedindo a graça de estar sempre a favor da vida comprometido com Ele e o Reino que veio anunciar. Peça a Ele que, com a força do seu Espírito de amor, você possa viver comprometido com a vida e libertação de todas as pessoas que encontrar no caminho de sua vida, dando testemunho de sua palavra libertadora. E reze ao Senhor: Meu Senhor, nos admiramos com a fé do paralítico e com a solidariedade daqueles que acreditaram que poderiam fazer a diferença. Jesus vai além da cura, pois quer perdoar os pecados e os pensamentos de tantos eram pequenos demais para entender tamanha misericórdia. Vejamos nestes homens que tornaram possível o milagre, quanto podemos fazer quando nos propomos a ajudar. A vontade de fazer a diferença nos apresenta o jeito simples que Jesus acolhe a todos.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz pensar na luz de quem acredita, de quem vê além das dificuldades, de quem nem percebe que os obstáculos são grandes, de quem nem os vê. Nos faz ter a certeza que tudo, tudo, tudo é possível quando acreditamos, quando nos envolvemos, quando participamos. Pessimismo, indiferença, descrença, nunca foram capazes de transformar vidas e sim de destruí-las. Sejamos, portanto, profetas da ESPERANÇA, que é o próprio Menino Deus, que vem chegando. Mas… sem nos esquecer que é preciso participar!!!
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Podemos pensar em quantos paralíticos podemos ajudar. Paralíticos do medo, das incertezas, das inseguranças, das situações difíceis e de tantas outras situações que paralisam. Que tal olharmos bem e trazermos estas pessoas para a frente de Jesus? Que tal sermos como os homens do telhado, que não pensaram em si, mas somente no outro? Talvez não seja necessário arrancar telhados, mas somente olhar para o lado. Portanto vamos acolher mais e deixar que Jesus faça o milagre. E isto, sabemos que é possível. “Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais”
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG