Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores
18 de janeiro de 2025Vinho novo em odres novos…
20 de janeiro de 202519 de janeiro, 2º Domingo do Tempo Comum.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de João 2,1-11
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje traz um dos primeiros milagres, ou sinais de Jesus, feito em Caná da Galileia, onde ele manifestou a sua glória, dando início a sua vida pública de sinais e milagres que revelaram quem ele era e a que veio. Esse evangelho nos ensina a obediência a Deus e a seu Filho Jesus. Esse foi o pedido de Maria quando faltou vinho, mostrando que, quando falta algo na nossa vida, basta escutá-lo e obedecê-lo que tudo se resolve da melhor maneira.
No terceiro dia começa a glória, o tempo novo, a ressurreição propriamente dita, enfim, a festa. Assim, essa festa de casamento acontece no terceiro dia, mostrando que é o momento em que se concretiza a nova aliança entre Deus e a humanidade.
Meditação: o que o texto me diz?
Casamento lembra pacto, compromisso, aliança. É Deus mesmo fazendo Aliança com seu povo nesse terceiro dia. Há, portanto, uma estreita referência à Páscoa. Jesus é o centro dessa festa, embora ele não apareça diretamente. Maria faz parte dessa nova Aliança que se dá com a ressurreição de seu Filho. Maria é quem constata quando há desvios, falhas e quando não se está obedecendo a Jesus. Quando não se obedece a Deus, faltam muitas coisas na nossa vida, ou falta o essencial. Aqui o essencial está figurado no vinho. O vinho é símbolo da alegria, da festa, da vida que se renova, é o próprio Cristo, vinho novo. Quando falta esse elemento, a vida ou a festa perdem a graça. Quando falta Deus na nossa vida, a vida fica como um alimento sem sal, sem gosto. A festa de casamento no terceiro da remete à nova Aliança que Deus fez conosco, por meio da ressurreição de seu Filho Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça a graça de acolher em sua vida, a nova Aliança, vinho novo, que é Jesus, que dá sabor e inteireza de ser à nossa existência.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: Você acolhe em sua vida o vinho novo da Aliança, que é Jesus? Você é obediente a Deus e a seu Filho acolhendo a sua Palavra da Nova Aliança? No terceiro dia, faz menção à Páscoa, que é Jesus. A sua vida é pascal?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Sua mãe disse aos que serviam: Fazei tudo o que ele vos disser!” Assim, devemos ser obedientes à Palavra de Deus encarnada, que é Jesus, afim de saborearmos o vinho novo da graça de Deus, Jesus, a nova e eterna Aliança.
Equipe Lectionautas