“Tu és o meu filho amado”
6 de janeiro de 2023“…retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho”
8 de janeiro de 20237 de janeiro, sábado, Tempo do Natal antes da solenidade da Epifania do Senhor.
Jo 2, 1-11
Leitura: O que o texto diz
Nesse Evangelho, São João nos convida a contemplar o episódio das “Bodas de Caná”. O contexto de uma festa de casamento, nos remete para o símbolo da união de Deus com a humanidade, realizada na pessoa de Jesus, uma nova aliança de amor. Em um banquete de núpcias, o vinho é essencial, sem Jesus, a humanidade vive uma festa de casamento sem vinho. A presença de Maria, intervindo em favor dos noivos, simboliza a comunidade que nasce da fé em Jesus, e suas palavras são um convite para nós: “Fazei o que ele vos disser”. Jesus transforma a água em vinho, e a festa tem a melhor bebida, começa nesse instante o primeiro sinal do ministério da vida pública de Jesus, que irá transformar a relação do homem com Deus e consigo mesmo.
Meditação: O que o texto me diz
“Fazei o que ele vos disser”. Não há outro caminho, senão ouvir o que Jesus tem para falar ao nosso coração, principalmente quando estiver faltando o “vinho” da alegria, da sabedoria e do discernimento, o “vinho” do Espírito Santo que orienta e conduz, e Maria, nossa intercessora, vem com essa missão : dar o vinho novo, Jesus, a cada um de nós.
Oração: O que o texto me faz dizer
A importância de sermos obedientes – Jesus diz: “Enchei as talhas de água”, e os servos obedecem, mesmo sem entenderem, mas o fazem em atenção ao Senhor e ao que a Mãe lhes ordenara. Fazer o que o Senhor nos diz, é ouvir e praticar a sua Palavra em nossa vida diariamente, fortalecer essa nova aliança que se faz com o vinho novo: Jesus. E a presença silenciosa, forte e decidida de Maria, que intervém e antecipa o inicio dos sinais de seu filho em favor do povo, Maria, a mãe que cuida e está sempre atenta às necessidades da humanidade, rogai por nós!
Contemplação: O que o texto faz em mim
“Eles não têm mais vinho”, Maria, sabendo do poder de seu filho, faz uma intervenção corajosa, porque ela sabe que Jesus pode dar um vigor novo ao desanimado, erguer aquela família que está sem esperança, restaurar a fé na vida. É Jesus quem faz o milagre, precisamos colocar à sua disposição as talhas de nossa vida, ás vezes cheias de angústia, falta de perdão, mágoa, e obedientes à sua Palavra, esvaziá-las e com fé, acreditar que o Senhor as encherá com sua alegria, seu amor e principalmente seu Espírito Santo.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
Nas Bodas de Caná, pelas mãos de Maria, nasce a fé da Igreja. Jesus ao realizar seu primeiro milagre, demonstrando sua glória e seu poder, suscita a fé de seus discípulos, “e seus discípulos creram nele.”. Ele atende o pedido da Mãe, que tem nele uma fé inabalável, mostra á humanidade que a perseverante intercessão de Maria une a si e seus discípulos numa aliança nova e definitiva. Isso nos leva a AVALIAR qual nossa responsabilidade de cristãos, que temos a missão de levar o vinho novo em nossa caminhada, testemunhando a presença do Salvador em nosso meio, lembrando que Maria sempre nos aponta para seu filho.
Margareth Rosalina de Jesus – Especialista em Catequética e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.