Preferências – João 3,6-21
30 de abril de 2014Diálogo ou milagre? (Jo 6, 1-15)
2 de maio de 2014LEITURA
“‘Aquele que vem do alto está acima de todos; o que é da terra é terrestre e fala como terrestre. Aquele que vem do céu dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém acolhe seu testemunho. Quem acolhe seu testemunho certifica que Deus é verdadeiro. Com efeito, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e tudo entregou em sua mão. Quem crê no Filho tem a vida eterna. Quem recusa crer no Filho não verá a vida. Pelo contrário, a ira de Deus permanece sobre ele'”.
Falar as palavras de Deus
Depois de ter batizado Jesus, João acabou por ganhar forte concorrência: o próprio Jesus realizava o batismo de seus seguidores. Diante disso, discussões se colocavam à frente de João, quando muitos davam testemunho dos prodígios realizados por Jesus. Era como se quisessem encontrar discórdia, ou inveja, arraigada no coração de João. Com humildade, João respondia em sabedoria: seria ele o maior testemunha de que Jesus era o Messias, aquele que vem do alto e está acima de todos.
O discurso de João a respeito de Jesus, presente no texto exposto, evidencia a legitimidade da mensagem de Jesus, especialmente por ser o Filho de Deus enviado com e pelo Espírito do Pai. Vindo do céu, uma vez que fora intimamente enviado pelo próprio Deus, falava as palavras de Deus. A vontade do Pai repousava nas mãos do Filho. Apesar de profeta, João postava-se como terreno, usando de palavras terrenas; limitado portanto diante da autenticidade da mensagem inovadora de Jesus.
A mensagem especial desse texto para cada um de nós se faz presente em dois detalhes: primeiro, devemos nos lembrar que todos os discursos de Jesus objetivavam o nosso próprio envio, de modo a vivermos, assim como ele, a condição de enviados por Deus. Segundo, antes de seu retorno ao céu, Jesus escolhe nos transmitir o Espírito do Pai que ele próprio portava durante sua excursão neste mundo. Sendo assim, enviados por Deus e portadores de seu Espírito, seguindo a mensagem de Jesus, devemos viver cientes de que somos chamados, em cada instante de nossa vida, a falar as palavras de Deus.
Marcelo H. Camargos. Estudante de medicina na UFMG. Fraternidade Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte, MG.