‘Ninguém jamais falou como este homem.’
2 de abril de 2022Sou reflexo da LUZ do mundo
4 de abril de 20225ª SEMANA DA QUARESMA
Domingo – 03/04/22
Jo 8,1-11 – “Fala com sabedoria, ensina com amor”
- Leitura: O que o texto diz?
As pessoas envolvidas são Jesus, a mulher chamada pecadora, os escribas e os fariseus. Aquela mulher foi pega em adultério e para colocar Jesus à prova, trouxeram-na até Ele para ver como se comportaria diante daquela situação, que para eles já estava decidida. Os escribas e fariseus estavam tomados de má fé e com a dureza de coração se julgavam no direito de matar a mulher apedrejada. Jesus, sabiamente, vê a situação e propõe algo novo, que atire a primeira pedra, aquele que não tiver pecados. Ele se inclina e começa a escrever no chão. Pouco a pouco, todos saíram. Quando Jesus vê que os dois, Ele e a mulher, estão sozinhos, pergunta se ninguém a condenou. E num pequeno diálogo, ela responde que não e Ele diz que também não o faria. Jesus não só a livra de seus acusadores, mas dá a ela o direito da palavra. Após o diálogo, Jesus termina indicando um novo caminho: vai e não peques mais.
- Meditação: O que o texto me diz?
Que grandes ensinamentos temos neste encontro. Muitas vezes somos como a pecadora, a ser “condenada” por tantos, infinitas vezes somos como aqueles com as pedras nas mãos, ódio no olhar, ouvidos surdos aos gritos de socorro (que imaginamos aconteceram), corações endurecidos e cegos pela certeza inquestionável de que estamos certos em nossas atitudes. E precisamos ouvir um convite especial de Deus: sermos como Jesus, que deu a vida àquela mulher, resgatando sua dignidade, sem pedir nada em troca, somente que seguisse a sua vida e não pecasse mais, o que na verdade era para o bem dela. Percebemos a miséria da mulher e a misericórdia de Jesus. Um encontro de vida e libertação.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Até agora, Ele nos falou. Chegou a hora de respondermos. Isto é diálogo, encontro com Ele. E nesta oração lembremos das escolhas que fazemos, afinal sempre temos em nossa frente, pelo menos, duas opções. No encontro de hoje, Jesus ofereceu a escolha e as vidas foram resgatadas. Como é bom, Senhor, Te encontrar e ter a opção de escolher o melhor caminho a partir de seu exemplo! E hoje, o Senhor, nos mostra como é “falar com sabedoria e ensinar com amor.”
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto nos faz enxergar. Todo encontro com Jesus é transformador. Ele vê além das aparências, escuta, acolhe, dá oportunidades, propõe novos caminhos. Se nos colocamos no lugar da pecadora, imaginamos quão especial foi a “nova chance” oferecida a ela. A vida venceu o ódio e a prepotência. Quando nos colocamos no lugar dos acusadores, percebemos que Jesus, também lhes oferece a chance de viver sem o peso da prepotência, enxergando que ninguém está isento de erros e a misericórdia resgata a todos.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Somos convidados a tentar nos colocar sempre no lugar de Jesus, que acolhe e oferece caminhos de vida. Precisamos lembrar, a todo instante, que amar e perdoar é, indiscutivelmente, a melhor escolha. E agora, o que ficou no coração e nos desperta para um novo modo de ser e agir?
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG