
Como terei certeza disso?
19 de dezembro de 2025
20 de dezembro, Sábado, 3ª semana do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 1,26-38
Leitura: O que o texto diz?
O “sim” de Maria inaugura uma nova história para a humanidade. E, isso foi possível graças à ação de Deus e a contribuição de uma menina que vivia num pequeno vilarejo, na periferia do mundo. O nome dela é Maria de Nazaré. Maria é a “serva do Senhor”, serva da Palavra de Deus. “faça-se em mim segundo a tua Palavra!”. Ela não entende a dimensão dessa tarefa e nem sabe como isso vai acontecer. Ela aceita, na confiança. Confia na Palavra de Deus que falou pela boca do Anjo. Ouvindo a Palavra, nela a vida se fez. Em nós, agora, a vida se renova, porque escutamos a Palavra e nos deixamos mover por ela.
Meditação: O que o texto me diz?
No ‘sim’ de Maria tudo se faz novo de novo. A esperança da humanidade renova o seu brilho na encarnação do Verbo. Uma jovem se torna a realização de uma promessa. A aparente distância de Deus é quebrada pelo anjo mensageiro de sua Palavra. A humilde serva pode acolher a grandeza da vontade do Senhor. Um simples ‘sim’ pode abrir um caminho sempre novo e encantador. É necessária coragem para acolher o anúncio da novidade de Deus. A Boa-Nova, o evangelho, é a alegria de um Deus conosco. Inspira-nos confiança e decisão.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Ó Deus, fonte da verdadeira esperança, que sejamos generosos no ‘sim’ que, a exemplo de Maria, somos chamados a dar à tua vontade, para que também sejamos habitados pela tua graça. Eis-nos aqui, Senhor! Faça-se em nós segundo a tua Palavra!
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Pense, no silêncio da oração, o que precisa ser renovado em tua vida. Depois, comprometa-se e se esforce para mudar, oferecendo, como sinal de conversão, o que Deus espera de ti.
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Maria foi a primeira que acolheu este convite: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. A jovem esvaziou-se do medo: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto de Deus”. A presença do Senhor e sua graça em nós nos trazem ânimo para escolhermos sempre nos colocar à disposição de proclamar a Palavra. Diz uma bela música que cantamos em nossas comunidades:
Que a graça de Deus/ cresça em nós sem cessar. /
E de ti, /nosso Pai, /venha o Espírito Santo de amor/
pra gerar/ e formar Cristo em nós!



