
Amai-vos uns aos outros…
23 de maio de 2025
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará,
25 de maio de 2025
24 de maio, Sábado da 5ª semana da Páscoa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença de Deus, no coração da humanidade.
Leia o Evangelho de João 15,18-21
Leitura. O que o texto diz?
Jesus continua sua conversa com os discípulos, alerta-os sobre a incompreensão vivenciada, também os discípulos irão enfrentar resistências, rejeições: “O servo não é maior que seu Senhor”. Por outro lado, os encoraja afirmando que os que escutam e acolhem sua proposta, também os escutarão. Se é pela fidelidade ao seguimento a Cristo que são perseguidos, pela mesma fidelidade terão forças para enfrentar as forças do mal, as adversidades e se manterão firmes.
Meditação. O que o texto me diz?
O seguimento de Jesus requer adesão ao seu projeto de vida, o que significa não concordar com as forças contrárias: consumismo, guerra, preconceito, injustiça… ou outra força que vá em direção contrária à comunhão, ao amor. Essa é a recusa do “mundo”, ou seja dos que rejeitam e são contrários a mensagem do Evangelho. Tal desafio não deve desanimar, pois maior é a alegria de estar sintonia com o projeto de vida de Jesus. Tem consciência dessa opção? Confia na presença companheira de Jesus encorajando e fortalecendo sua vida e missão?
Oração. O que o texto me leva a dizer a Deus?
Ofereça ao Senhor, sua disposição para responder ao chamado de Jesus, de ser uma voz no mundo que se se une a tantas, para denunciar o mal que ameaça a vida e ser um coração sempre comprometido com a vida, a justiça e a verdade. Conte a Ele o que brotou em seu coração as dúvidas, dificuldades… Agradeça a sua companhia, peça discernimento e luz para enfrentar os desafios da caminhada, com confiança em sua força e presença sempre.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Olhamos para o mundo e percebemos muitos desafios, sinais de morte, contrários ao projeto de Jesus: dominação, corrupção, ganância, intolerância, exclusão… Diante desse cenário não é fácil testemunha o Evangelho, mas é aí que é preciso a luz, a força do anúncio. Não se deixar entristecer ou desanimar. Tem mantido sua força no Senhor que revigora as forças diante dos desafios enfrentados? Como tem sido sua reação diante das adversidades? Como tem vivenciado o seguimento de Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
A fidelidade à Jesus é a força, alegria e razão da continuidade na luta para testemunhar e reafirmar a fé, a confiança na sua presença de Jesus Se alguns não ouvirão, outros escutarão e acolherão a palavra. Quais atitudes pode exercitar, para fortalecer no mundo ações da amizade, solidariedade, bondade…? Diante das adversidades, desafios na missão, que atitudes precisa rever ou aprimorar?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2