
Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’
10 de julho de 2025
Não tenhais medo!
12 de julho de 2025
11 de Julho, 6ª feira, Memória de São Bento Abade.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 10,16-23
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje deixa claro o cuidado de Jesus com seus discípulos. Envia-os em missão, mas orienta-os sobre as perseguições que irão sofrer por causa de seu nome. Mas a missão precisa acontecer. O Reino dos céus precisa ser anunciado.
Peça graça e bençãos para todos.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus, com seu discurso sobre as perseguições, tem como objetivo encorajar e fortalecer os missionários na sua caminhada. Devemos agir com mansidão como as ovelhas, mas ferozes como os lobos; sermos ousados na missão, agindo com astúcia, mas não esquecer da simplicidade. Os desafios virão até mesmo dentro da própria comunidade.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria e discernimento para bem exercer seu carisma missionário, levando a Palavra de Deus a todos que dela necessitarem e se dispor a escutar.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus nos convida a sair sem medo. Seu discurso chega até nós e precisamos anunciar sua Palavra a todas as criaturas na certeza de que o Espírito Santo caminha conosco. Ele é o paráclito, nosso defensor. Se temos fé, sejamos perseverantes. O que isso lhe diz?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz Jesus: “Quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que falareis ou como falareis. Naquela hora vos será dado o que falar, pois não sois vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós”. O Espírito Santo, que é dom gratuito da Pai, é que inspira os discípulos. Essa confiança é que deve sustentar a vida dos discípulos enviados em missão. As traições, o ódio, a rejeição por causa de Jesus e do seu evangelho não podem nos impedir de proclamar a Palavra, anunciar o Reino. Todos nós somos cordeiro e lobo, até que sejamos identificados com o Mestre.
Equipe Lectionautas