Adultério no coração (Mt 5,27-32)
16 de junho de 2017“Sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês”
20 de junho de 2017Mt 5,33-37
_ Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer. ” Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois a cidade é do grande Rei. Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.
Oração: Dá-nos Senhor a humildade de reconhecer a nossa pequenez. Que possamos acolher a sua Palavra e que sejamos reconciliados por meio de Cristo.
A leitura de hoje nos leva a refletir sobre as nossas ações; nosso comportamento diante as várias situações que vivemos.
“Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer. ” (MT 5, 33)
Será que nos afazeres diários cumprimos nossas promessas a Deus? Outro dia me detive por um minuto e percebi que havia me comprometido com Deus em realizar uma atitude antes de pentecostes e, quando me dei conta já não havia tempo hábil. Às vezes nos comprometemos com Deus em ter atitudes diferentes, em realizar um ato de boa ação e não cumprimos. No entanto, quando encontramo-nos em um situação difícil apelamos para o Pai, clamando por sua misericórdia. Lembrei-me do João Grilo, personagem principal do filme O auto da compadecida. Seria cômico se não fosse, de certa forma, constrangedor. De fato, muitas vezes agimos como esse personagem, na hora da dificuldade, apelamos para Deus, mas depois, passado o aperto, nos esquecemos rapidamente das promessas feitas.
O evangelista Mateus vem, justamente, mostrar quão pequeno somos; revela-nos as nossas limitações humanas.
“Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. ” (Mt 5, 34)
Somos fracos, mas tornamo-nos fortes em Cristo! Como diz na primeira leitura de hoje 2Cor 5,14-21:
Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. E tudo vem de Deus, que, por Cristo, nos reconcilou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação.
Com efeito, em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo, não imputando aos homens as suas faltas e colocando em nós a palavra da reconciliação. Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós.
Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. (2Cor 5, 17-20)
Senhor, reconhecendo nossas limitações, pedimos que nos encha da força do Espírito Santo. Conscientes da necessidade de permanecermos junto de ti, estejamos atentos, vigilantes na oração diária para que não caiamos na tentação da infidelidade à proposta que nos faz de sermos colaboradores na construção do seu Reino.
Maria, mãezinha querida, ajude-nos a ser fiel desde o levantar até o deitar; a ser fiel desde as pequenas coisas do cotidiano.
Com o coração repleto de alegria, agradecemos, Deus querido porque em Cristo nos confiou o mistério da reconciliação, tornando-nos pessoas novas, confiando-nos a missão de embaixadores seus. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH.