“…que a vossa fé não seja abalada”.
23 de maio de 2022“…Ele vos conduzirá à plena verdade”
25 de maio de 202224 DE MAIO 3ª feira da 6ª semana do Tempo Pascal
São João 16,5-11
“…Eu vos digo a verdade”
Iniciemos, nos colocando diante do Espírito Santo rezando:
“Vivei em mim, ó Espírito Santo, para que seja livre o meu pensar.
Conduzí-me, ó Espírito Santo, para que seja misericordioso o meu agir.
Atrai-me, ó Espírito Santo, para que eu ame tudo, sem medidas;
Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu defenda e proteja a vida;
Envolvei-me ó Espírito Santo para que jamais eu me perca de ti.” (Santo Agostinho)
1) Leitura: O que o texto diz?
Jesus continua seu diálogo com os discípulos, é todo cuidado e atenção com eles. Percebe o quanto a tristeza e desolação enche o coração dos amigos diante da eminência da separação. Ele anima, encoraja… fala do seu retorno ao Pai, condição para enviar, o Defensor, o Espírito do amor divino. Além de não os deixar sozinhos, o Espírito ilumina, vincula ao amor de Deus e ajuda a seguir os passos de Jesus
2) Meditação: O que o texto me diz?
Sabemos o quanto é difícil nos separar de quem amamos, por isso, conseguimos nos colocar no lugar dos discípulos e compreender a tristeza que encheu o coração deles. Mas o amor é mais forte que a morte. Essa é a força e certeza que o evangelho reaviva em nós. O Espírito é hoje, para nós também, a força para superarmos o pecado que nos impede de reconhecer a beleza da vida, a presença de Jesus no meio de nós.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Peçamos: Espírito Santo de amor, dá-nos a força que encoraja e move, que nos ajuda a ver, sentir e agir como Jesus. Ilumine nossas ações e caminho, nos mantenha firmes nos momentos difíceis. Capacita-nos para ser promotores do anúncio da alegria da fé no Deus que é amor, companheiro constante em nossa caminhada. Amém
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos sentimos convidados a abrir todo nosso ser, a abraçar o dom da fé, a entender com o coração, a justiça presente na vitória de Cristo sobre a morte e que, pelo Espírito, o bem vence a morte. Ouvimos Jesus nos dizendo que o chefe deste mundo já está condenado, que as atrocidades que acontecem ao nosso redor não podem nos imobilizar na tristeza. O que nos tem incomodado, indignado na realidade onde vivemos?
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
O texto nos chama a sair da indigna(inação) e lutar contra o que condena a humanidade à morte: o individualismo, o consumismo, a ganância, o egoísmo, o descuido com a casa comum e com os mais vulneráveis em nossa sociedade. O que tem me tirado a paz, me deixado triste e inquieto? Que atitudes posso realizar para mudar a situação? Há alguém que posso ajudar a recuperar o ânimo e a Esperança? Se deixe inspirar, iluminar e mover pelo Espírito Divino.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2