Eu e o pai somos um!
23 de abril de 2024Anunciai o evangelho a toda criatura!
25 de abril de 202424 de abril , 4ª feira, 4ª semana da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Invoque a presença do Espírito Santo para que para que a Palavra de Deus possa tocar o seu coração. Abra sua Bíblia e inicie a leitura em Jo 12,44-50.
1. Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje fala do tema da incredulidade no profeta Isaías. Veja essa seguinte passagem: “Escutem com os ouvidos, mas não entendam; olhem com os olhos, mas não compreendam!” (Is 6,9 -10). Jesus estava passando por uma dificuldade semelhante a do profeta. Ele foi enviado para anunciar a Palavra de Deus ao povo de Israel, mas eles não quiseram acreditar, pois seus corações estavam endurecidos. Eles ouviam as palavras de Jesus, mas não se deixavam tocar; viam os seus sinais, mas não temiam a Deus e não se convertiam. O Senhor vem como luz, só que muitos fecham os seus olhos e ainda colocam a mão por cima, para que a luz não mostre a sua conduta errada e não haja mudança de vida. Assim, não crer em Jesus resulta em condenação, pois rejeitá-lo, é negar também o Pai e seu plano de salvação. Jesus é o único que pode transformar as pessoas e levá-las para Deus. Ele é a luz que ilumina o caminho até o Pai.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Com o texto de Jo 12,44-50 ainda em mãos, o que mais lhe chamou a atenção? Jesus quer que você faça uma experiência com a Palavra. Ele te chama para refletir essa luz que vem Dele. Pelo nosso sim, escutando sua voz e o chamado à conversão, nos abrimos ao toque da Palavra de Deus que nos faz transformar e mudar de vida. Medite a Palavra e deixe-a iluminar para melhor compreender a Boa-Nova anunciada!
3. Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento se coloque diante de Jesus e peça a graça de poder mudar de vida. Fale dos seus anseios, das dificuldades, assim como das alegrias e conquistas. Coloque tudo isso diante de Deus. Ele tem cuidado de você todo esse tempo e quer somente o seu bem. Por isso, abra o seu coração para Jesus e deixe que ele toque suas feridas e as cure. Que Cristo possa estar presente na sua vida e seja manifestado através de você.
4. Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o
texto provoca em mim?
Neste momento, permita-se encontrar pessoalmente com Jesus no silêncio do seu coração. Vocês estão se olhando fixamente e ele está anunciando a Palavra para você. Neste momento o que você sente ao olhar para Jesus e escutá-lo? Se precisar de um tempo, dê o que for preciso para ficar na presença do Senhor. Deixe a ação misteriosa de Deus agir em você numa atitude de total abandono.
5. Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Agora é o momento de fazer valer a Palavra de Deus. Quem se encontra com Jesus, não é mais a mesma pessoa. A partir da experiência que você fez com Jesus, o ele lhe chama a realizar? Que atitudes você tomará daqui para frente? Ser Cristão no mundo de hoje requer uma decisão firme. Portanto se alimente da Palavra de Deus todos os dias e se deixe transformar cada vez mais.
Ir. Ian Lucas Rodrigues Oliveira, INJ – Membro do instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela UFC.