“Os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”
20 de setembro de 2020“Venha fazer parte da família de Jesus”
22 de setembro de 202021/ 09/2020.
Mt 9, 9-13 – “Eu vim chamar os pecadores”
Leitura: o que o texto diz?
O texto começa com Jesus chamando Mateus para seu seguimento. Mateus está em sua banca de coletor de impostos. Essa profissão não era bem vista entre os judeus, eles eram conhecidos como ladrões públicos. Mateus deixa para trás sua vida de contravenção e segue o Nazareno. No mundo judaico do Antigo e Novo testamento o sentar-se à mesa com alguém era se fazer um com aquele grupo, era comungar não só a comida mais a vida e o pensamento dos comensais. Logo, Jesus é censurado pelos fariseus por compactuar com pecadores, a esses questionamentos Jesus com a sabedoria e misericórdia do Deus que veio buscar as ovelhas perdidas diz: “Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Eis que Deus te chama. Não importa onde estamos, o que estamos fazendo, Ele nos quer em seu seguimento. Como primeira resposta nós sempre dizemos: eu Senhor, tem certeza? Existem tantas pessoas melhores que eu. Certamente Mateus deve ter pensado o mesmo, porem deve ter meditado muito nesse chamado de Jesus, e por fim disse sim ao Mestre. Silencie agora e ouça o que o Senhor vai te falar. Leia o texto com calma, meditando palavra por palavra e deixe-se levar a esse encontro profundo com Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Nesse momento fale com o Mestre, conte a Ele de seus medos e preocupações. Conte-lhe de sua dificuldade de dizer seu sim, de se comprometer com o Evangelho de Jesus. Ele quer te acolher e te fortalecer nessa caminhada de discípulo(a). Abra seu coração e seja sincero com o Mestre que te ama muito.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Deus agora deseja te falar. Ele quer te dizer mais uma vez que você é especial; que não importa o tamanho do teu pecado, pois, o que importa é o teu desejo de segui-lo e o arrependimento que está em teu coração. Eis que Deus desce de seu trono glorioso para te abraçar e te chamar de filho(a).
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
O gesto concreto dessa leitura é o acolhimento, é o não julgar; pois o único juiz é Deus. Pois, todos somos pecadores, todos somo frágeis, limitados, enfim, diante de Deus somos todos iguais. Cabe a nós que já temos um relacionamento profundo com Deus termos misericórdia de nosso próximo, seja quem for posto que, também Deus usou de misericórdia conosco.
Ir. Ana Lucia Alencar de Souza, nj
Graduada em Teologia e Especialista em Bíblia (Faculdade Católica de Fortaleza). Coordenadora da Comissão Bíblica da Arquidiocese de Teresina- PI