Eu e o Pai somos um
5 de maio de 2020“Sereis felizes, se praticarem”
7 de maio de 2020Dia 06/05/2020 – Quarta-feira da 4ª semana da Páscoa – Jo 12,44-50
“Eu vim ao mundo como luz”
- Leitura. O que diz o texto?
Depois da unção de Betânia e da entrada triunfal em Jerusalém, Jesus continua sua missão de proclamar a Palavra. O tom é de despedida e a pregação de hoje resume os seus ensinamentos: a intimidade com o Pai, sua vinda como luz do mundo, sua missão de salvar e não condenar. Seu projeto e sua palavra são os mesmos do seu Pai. Por isso, quem não se abre para receber essa palavra, rejeita não só o Filho, mas também quem o enviou. A fé em Jesus significa caminhar como filhos e filhas da luz.
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
A Palavra de Deus convida o ser humano a fazer uma escolha. Diante dela, não é possível ficar indiferente ou “em cima do muro”. Diante dos dramas humanos, o julgamento não é da parte de Deus, mas resultado das nossas escolhas. A minha atitude diante de Jesus e da sua palavra, realiza o juízo em relação a mim mesmo, agora e no futuro. É feliz quem ouve (obedece) a sua palavra e deixa sua vida ser iluminada por ela.
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Deus não é um juiz implacável. Eu sinto seu amor para comigo. Ele deseja que sua Palavra entre em nosso ouvido e caia em nosso coração, lugar das decisões e desejos mais íntimos. Fala, Senhor, que estou aqui, disposto a acolher sua palavra de salvação. Imprime no meu coração as palavras do teu Filho para que eu possa desfrutar hoje e sempre da tua salvação. Quero questionar a mim mesmo: como a minha relação com a Palavra de Deus pode ser melhorada e intensificada?
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
Ao ouvir a Palavra de Deus, o íntimo do meu ser é iluminado, no sentido de que aquela dúvida, aquela insegurança, o medo… dão espaço ao discernimento (sabedoria na escolha) e orientação no próximo passo. Essa Palavra gera em mim um desejo de procurar o sentido da novidade que ela traz para minha vida do dia a dia. É uma boa nova, a boa notícia de Deus.
- O que o texto me faz agir?
Quero cada dia mais ouvir e rezar a Palavra de Deus. Procurar a novidade que ela traz para mim e, a partir dela, dar um novo rumo à vida em um processo contínuo de conversão.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono
permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Colaborador e residente na
Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil.