“Eu e o Pai somos um”
10 de maio de 2022“Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim”
12 de maio de 2022Quarta-feira, 11 de maio de 2022.
Jo 12,44-50 – “Eu vim ao mundo como luz”.
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Crer em Jesus é testemunhar, com a própria vida, aquilo que o Evangelho nos diz. Jesus vem para cumprir o projeto salvífico de Deus. O que Ele ensina é aquilo que o Pai lhe pede. Nos caminhos da existência, a Luz que deve iluminar a vida e o agir do cristão é o próprio Cristo.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. Nas muitas trevas e desafios da vida, não estamos sozinhos. O Senhor caminha conosco e, se permitimos, Ele nos guia pelos melhores caminhos. Podemos reconhecer o Pai e seu projeto de vida abundante para todos os homens e mulheres por meio do agir e falar de Cristo.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Senhor Jesus, Luz do mundo, que eu consiga iluminar minha vida, meu agir e meu pensar a partir de seus ensinamentos e testemunhos. Que eu tenha sempre abertura de coração para guiar o meu caminhar pela sua Palavra.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
“A vontade de Deus é mandamento de vida eterna para todos!”. Sou capaz de buscar constantemente essa vida eterna que só Jesus é capaz de dar-nos? Todos somos trevas e luz. Deixar que Jesus, a Luz infinita do Amor do Pai, ilumine minha vida.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
“Não sejamos como aqueles que, por medo, preferiram a glória dos homens à glória de Deus”.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.