Os sinais oferecidos por Jesus exigem fé (Mateus 12, 38-42)
21 de julho de 2014Que tipo de terreno sou? (Mateus 13, 1-9)
23 de julho de 2014“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: “Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.”
Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.
Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés.
Então os anjos perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.”
Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus.
E Jesus perguntou: “Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?” Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: “Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo.”
Então Jesus disse: “Maria.” Ela virou-se e exclamou em hebraico: “Rabuni!” (que quer dizer: Mestre).
Jesus disse: “Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês.’ “
Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor.” E contou o que Jesus tinha dito.”
Maria Madalena representa cada um de nós que está à procura de Jesus.
Maria Madalena está transtornada diante do túmulo vazio e chora. Num primeiro momento, ela não pôde “ver” o Senhor através dos seus sinais. Isso porque o reconhecimento do Ressuscitado necessita do testemunho e da fé. A tristeza impede de ver com clareza e para além do imediatamente perceptível. A presença do ressuscitado não é evidente nem experimentada imediatamente. Nesta situação ela confunde Jesus com o jardineiro. Motivada por seu amor ela propõe ir buscar o Corpo de Jesus e colocá-lo de volta no sepulcro.
O Senhor trata a cada um pessoalmente, nos chama pelo nome.
Uma simples palavra mudou tudo. Jesus a chamou pelo nome: “Maria!” O tom familiar colocado por Jesus no nome, na identidade da mulher, fez com que ela se virasse e o reconhecesse, feliz: “Mestre!”
Maria Madalena entra no mistério de Jesus Cristo ressuscitado; experimenta a alegria do encontro com o Senhor. Foi na profundidade desse encontro que ela pôde dizer “Eu vi o Senhor”, e é enviada a anunciar a Ressurreição.
Hoje, o que me impede de encontrar o Senhor?
Pai, reforça minha fé na ressurreição de teu Filho Jesus, pois com ela deste prova de amá-lo e destiná-lo para a comunhão eterna contigo.
Shirley Oliveira, membro do pré-CVX Cardoner.