
“Aqui está quem é maior do que Jonas”.
21 de julho de 2025
O semeador saiu a semear…
23 de julho de 2025
22 de julho, 3ª feira | Festa de Santa Maria Madalena
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Jo 20,1-2.11-18
Leitura: O que o texto diz?
Hoje encontramos aquela que, segundo os Evangelhos, foi a primeira que viu Jesus ressuscitado: Maria Madalena. Ela é apóstola de uma esperança nova e maior. Que a sua intercessão nos ajude a viver, também nós, esta experiência: na hora do pranto e na hora do abandono, ouvir Jesus Ressuscitado que nos chama pelo nome e, com o coração repleto de júbilo, partir para anunciar: «Eu vi o Senhor!».
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus surpreende Maria chorando sobre o túmulo vazio. Ela nem percebe que Jesus está próximo. No meio de sua dor, Jesus diz seu nome. A pedra que fora removida do túmulo de Jesus indicou a Maria Madalena uma novidade que seu coração buscava, uma novidade que espanta, enche o coração do desejo de procura: “Ele vive”.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que também te ajude a encontrá-lo, sobretudo no meio das suas horas mais escuras. Peça ao Senhor que te ajude, a exemplo de Maria Madalena, a reconhecê-lo, a ter mais intimidade com Ele. Peça também que te ajude a remover as pedras que te impedem de ver novas todas as coisas.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
É tempo de remover as pedras da entrada do coração que impedem a entrada da luz, da vida, da alegria… O que lhe impede afastá-las? Você também reluta em ouvir Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Então Jesus disse: “Maria!”. Comentando esse texto disse o Papa Francisco:
“E Jesus chama-a: «Maria!». A revolução da sua vida, a revolução destinada a transformar a existência de cada homem e mulher, começa com um nome que ressoa no jardim do sepulcro vazio. Os Evangelhos descrevem-nos a felicidade de Maria: a Ressurreição de Jesus não é uma alegria concedida a conta-gotas, mas é uma cascata que abrange a vida inteira. A existência cristã não é constituída por pequenas felicidades, mas por ondas que subvertem tudo. Procurai pensar também vós, neste instante, com a bagagem de desilusões e de reveses que cada qual tem no seu coração, que há um Deus perto de nós que nos chama pelo nome, dizendo: «Ergue-te, para de chorar, porque Eu vim libertar-te!». Isto é bonito!”
Equipe Lectionautas