E procurava ver Jesus…
28 de setembro de 2023“Gravai nos ouvidos estas palavras…”
30 de setembro de 202329 de setembro, 6ª feira, Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.
Aquiete seu coração. Respire lentamente.
Peça ao Senhor a graça de estar atento à sua Palavra e que ela transforme sua vida.
Leia o evangelho de João 1,47-51
LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ
A tríade dos arcanjos traz um significado muito belo em seus nomes. Miguel indica que ninguém é forte como Deus. Gabriel traduz que Deus se comunica com o ser humano. Rafael, por sua vez, que Deus cura. Fortaleza, comunicação e cura são os três grandes desejos de alguém que está peregrinando até chegar a seu destino. Assim, os três arcanjos apresentam que Deus nunca abandona o ser humano e que sabe ser seu companheiro de caminhada conforme a necessidade da pessoa. Deus sabe quem somos, vê como nossos corações se comovem mesmo em tempos quietos e escondidos – “debaixo da figueira”.
MEDITAÇÃO : O QUE O TEXTO ME DIZ
Diz o evangelho “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi.” Figueira: árvore bonita que simboliza a Lei de Deus. Somos chamados a nos encontrarmos debaixo da Palavra que nos conduz a Jesus, o verbo que se fez carne. Relação de intimidade que nos faz caminhar na verdade e na justiça.
Quando Israel caminhava no deserto, por detrás do pedido de água e de comida estava o desejo de saber se Deus, de fato, estava com eles ainda ou se estavam abandonados no deserto. Na festa de hoje, antes mesmo que tomemos consciência de que Deus está conosco, ele já tem seus olhos sobre nós. Não para julgar ou soltar raios, mas para revelar a nós a verdade que nos faz caminhar: não estamos sós.
A maneira como Natanael é convidado por seu amigo, como Jesus o recebe e o acolhe entre os seus é que faz com que Natanael se sinta partícipe do projeto de Deus. E assim somos nós, se queremos que cada vez mais pessoas participem do Projeto de Deus, que este mundo seja melhor de viver e conviver, temos esta missão: chamar e acolher aos irmãos.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER
Faça um breve exame de consciência e veja como anda suas relações com as pessoas. Suas ações falam de um Deus vivo?
Peça ao Senhor a graça de reconhecer o seu cuidado e seu zelo por todos nós, seres humanos, criados à sua imagem e semelhança. Investigue o teu coração. Nele habita a verdade que revelas a Deus. O senhor te busca e deseja encontrar-te debaixo da Sua Palavra. Que ela te conduza ao encontro com a vida que é nosso Senhor. Conclua com o desejo de também seres tu um mensageiro da bondade e do cuidado de Deus.
CONTEMPLAÇÃO: O QUE O TEXTO FAZ EM MIM
Contemple novamente a cena do evangelho. Imagine-se como Natanael. Sinta Jesus falando com você, te chamando. Reflita: Como tenho enxergado a presença de Deus em minha vida? Como Deus poderia me ajudar a caminhar neste momento? Dando força? Cura? Uma palavra? Como eu também tenho sido força, cura ou palavra amiga aos que estão ao meu lado?
AÇÃO : O QUE POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO
Que cresça a nossa intimidade com a Palavra para que aumente sempre mais o desejo de fazer a vontade do Pai em todas as coisas e servi-lo em todas as pessoas. Que estejamos atentos ao chamado do Senhor para sermos construirmos o Reino de Deus aqui e agora.
Termine rezando: Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém!
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.