
Coragem! Eu venci o mundo!
2 de junho de 2025Para que todos sejam um…
4 de junho de 2025
3 de junho, terça-feira, 7ª Semana da Páscoa
Introdução – preparar-se para a oração
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença Dele, no coração da humanidade.
Leia o evangelho de João 17,1-11a
O que o texto diz?
No Evangelho de hoje, Jesus dirige uma prece ao Pai. Ele pede ao Pai sua glorificação, para que também o glorifique concedendo a todos a vida eterna aos que lhe deste. Jesus já está junto do Pai. Entra na glória do Pai, em diálogo com ele. Está intimamente em união com ele e ao mesmo tempo com os discípulos. Sua prece é para aqueles que receberam e guardaram a palavra. Peça também a Jesus que lhe dê a vida eterna prometendo a ele guardar a sua palavra seguindo seus ensinamentos.
Meditação. O que Deus nos diz por meio desse Evangelho?
Jesus retorna ao Pai e lhe pede que nos conceda a vida eterna. Diz ao Pai que ele foi glorificado na terra, pelo que anunciou e pelas maravilhas que realizou. Sintamos confiantes e alegres por receber este evangelho que nos chama a glorificar a Deus por todas as maravilhas que fez por nós, por todos. Ele enviou seu Filho amado e este nos revelou a palavra que nos santifica e salva proporcionando-nos continuarmos a sua jornada rumo à vida eterna. Ele se deu a nós, para que nós também voltemos para ele. Que sejamos capaz de reconhecer sua presença em mim.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Apresente ao Senhor Jesus as dificuldades que você enfrenta para ser fiel a Ele. Depois de estar conosco, ele retoma a glória divina, a mesma que tinha antes que o mundo existisse e, junto do Pai, pede por todos nós.
Reze: Senhor Jesus, eu creio que és verdadeiro filho de Deus, creio na vida eterna, mas peço-lhe: aumentai a minha fé e não me deixe desanimar diante das aflições e dificuldades que aparecem diante de mim, no mundo.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
O texto provoca e chama atenção para os feitos de Jesus. O reconhecimento de tudo aquilo que ele fez por nós, no mundo, me leva a contemplar e ver com clareza sua glorificação pelo Pai. Contemplo a cruz com novo olhar. Jesus é glorificado pela cruz e ressurreição.
O que tenho feito para acolher Jesus em minha vida? Escuto sua palavra? A tenho colocado em prática? E você? Como tem buscado encontrar-se com Jesus? Que a nossa busca seja constante e perseverante.
Ação. O que posso fazer a partir do texto?
A vida eterna consiste em conhecer o Pai e o Filho. Para ser merecedora da vida eterna, proponho fazer minha adesão a Cristo: viver conforme seus ensinamentos, semeando a sua Palavra, espalhando a paz, à luz do Espírito Santo.
Após ler, escutar e meditar a palavra, reze a oração que ele nos ensinou: Pai-Nosso.
Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.