“Que eu não perca nenhum daqueles que vem a mim…”
4 de maio de 2022“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”
6 de maio de 2022QUINTA FEIRA – 05/Maio/2022
3ª SEMANA DA PÁSCOA – Evangelho de Jo 6,44-51
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente”
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Sinta a presença de Jesus que se aproxima. Jesus é aquele que vem de junto de Deus; Este viu o Pai. Quem nele crê vive eternamente.
Refrão meditativo: O pão da vida, a comunhão / Nos une a Cristo e aos irmãos / E nos ensina a abrir as mãos / Para partir, repartir o pão. (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
O evangelista João continua nos ajudando a entender quem é Jesus. E é Jesus mesmo quem diz: Ninguém pode vier a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. E eu o ressuscitarei no último dia. Está nas falas dos Profetas. Todos serão instruídos por Deus. E todos aqueles que ouviu o Pai e dele aprendeu, vem a mim. Eu sou o pão da vida. O pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. Palavra da Salvação.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Vamos reler a Palavra de Deus na Bíblia. O que podemos aprender com Jesus? Que sentimentos brotam no coração? Jesus vem da parte de Deus. Se alguém encontrar Jesus é porque o Pai o atrai. Não é por mérito próprio. Ir até Jesus, crer nele, aceita-lo é sempre pela graça de Deus. Os alimentos que comemos são necessários para nossa saúde. Sem eles nos tornamos fracos. Jesus vem oferecer o alimento para a vida eterna. Muitos escutam suas palavras, mas não entendem seu significado. Hoje buscamos compreender a partir da ressurreição. O significado de suas palavras é para nós a Eucaristia. É o mistério que celebramos. Suas palavras contém o mistério do Reino dos céus.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Como agradecer a Deus? O que pode pedir? (silêncio). Que saiba ouvir e colocar em prática sua Palavra? Que a luz do ressuscitado seja derramada em todos aqueles que se se aproximam de Jesus. Peça na confiança e na certeza de que ele derramará sua graça.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Olhe para dentro de voce. Que sentimentos brotam de seu interior ao descobrir quem é Jesus? Ao perceber que pode realizar um encontro pessoal com ele, experimentar sua presença, se fortalecer ele? Que bela sensação descobrir que ele é o pão vivo que desceu do céu e alimenta a vida do mundo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que compromisso posso assumir para ajudar eficazmente às pessoas próximas de mim? Como que a Palavra de Deus te provoca: para evangelizar? Proclamar a Palavra? trabalhar em uma pastoral de sua comunidade?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.