Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura…
25 de abril de 2023“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair”.
27 de abril de 2023QUARTA FEIRA – 26/04/2023
3ª SEMANA DA PÁSCOA – Evangelho de Jo 6,35-40
“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Faça silêncio interior. Sinta Deus presente no meio de nós, pois Jesus disse: todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim, eu não o lançarei fora.
Leitura: O que o Texto diz?
O evangelho nos convida a uma confiança verdadeira, pois revela um Deus de intenso amor, ardentemente desejoso em não perder nenhum dos seus. Em vista desse amor, manda o Filho para resgatar a humanidade inteira. Jesus desceu do céu para realizar a vontade do Pai. Esta vontade é a salvação da humanidade. Portanto, contemple a salvação em sua vida. O Deus Ressuscitado, cujo mistério nos envolve e nos salva. Sua Páscoa é a nossa Páscoa, sua Ressurreição já é também a nossa.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus nos afirma: Eu sou o verdadeiro pão do céu. Venham a mim e não terão fome! Credes em mim e não terá sede. O pão, o alimento, é o sustento da vida biológica. O pão do céu é o próprio corpo de Jesus doado pela vida do mundo. “Eu sou” revela a identidade divina de Jesus. O crer em Jesus é fazer a vontade do Pai, que é dar a vida, repartir o pão que é para todos. Sua obra, nossa obra, que é a obra do Pai, é restaurar vida, a justiça e a dignidade humana. O que estamos fazendo para caracterizar a obra do Pai?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Abra seu coração para que a Palavra seja o seu alimento neste dia…
Contemple o amor e a salvação de Deus em você.
Deixe sair do mais profundo do seu coração gestos e palavras correspondentes à atitude amorosa do Pai. Ame aquele que te amou por primeiro! Portanto, contemple a salvação em sua vida.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
A narrativa desse evangelho me toca profundamente. Jesus é o pão que nos alimenta e nos dá coragem para fazer caminhar. O batismo nos dá a pertença na vida do Cristo para poder sentar-se á mesa com ele, participar do banquete oferecido e caminhar na certeza da eternidade.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, sinto-me impulsionada a sair, ir ao encontrar das pessoas e convidá-las para participar do banquete oferecido por Jesus. Ele é o pão da vida. Formule aqui seu compromisso como discípulo missionário de Jesus.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.