Que toda pessoa que vê o FIlho tenha a vida eterna (Jo 6, 35-40)
13 de abril de 2016Quem come deste pão viverá (João 6, 52-59)
15 de abril de 2016Jo 6, 44-51
Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: “Todos serão ensinados por Deus. E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai.
_ Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.
Oração:
Meu Deus, vem em meu auxílio neste momento de oração. O Senhor que conhece-me por inteiro, dai-me uma escuta atenta e aumentai a minha fé.
“Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: Todos serão ensinados por Deus. E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai. ” (Jo 6, 44-46)
Deus é um Pai amoroso que educa, que ensina a todos. “Todos serão ensinados por Deus”. Em várias situações que vivemos aprendemos com Deus. Mesmo em situações aparentemente “ruins” tiramos algo de bom. Aprendemos por exemplo o que não fazer ou como não agir. Isto aplica-se às situações pessoais, no trabalho, na nossa relação com a natureza e por aí vai. Vejamos, por exemplo, como lidamos com as cidades: quando retiramos a vegetação, canalizamos os rios, pavimentamos as ruas, construímos edificações consequentemente alteramos os microclimas, aumentando as temperaturas diárias; sofremos com as enchentes pois a água da chuva não tem como ser absorvida pela terra. Então, aprendemos o que não devemos fazer! A natureza, projetada por Deus, tem uma dinâmica própria e eficiente. Assim também podemos trazer à memória várias situações pessoais boas ou ruins em que aprendemos com os ensinamentos de Deus.
Um exercício interessante é observar se isto também ocorre na nossa vida espiritual. Como tem sido o meu desenvolvimento na espiritualidade?
Jesus afirma: Todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim.
Como tenho me aproximado de Jesus?
“_ Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá.” (Jo 6, 47-49)
Só há uma maneira de alcançar a vida eterna: recebendo Jesus como pão da vida. Pão que gera vida. Somos capazes de amar somente se deixamo-nos amar por Ele e se experimentamos este amor. Jesus é a porta de entrada para a vida eterna. Através D’Ele alimentamos a nossa fé.
Senhor, Jesus, quero receber-te como pão que alimenta e me dá forças para prosseguir na caminhada da fé.
Quais são os desafios que tenho encontrado que tem trazido dificuldades em dar passos mais firmes e precisos na minha vida espiritual?
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.” (Jo 6, 51)
Que possamos receber este pão que é Jesus. Receber a sua entrega total e voluntária, seu amor incondicional por nós.
Alimentados desse amor e confiantes de que Ele permanece, nos auxilia e deseja que estejamos sempre juntos D’Ele peçamos que sejamos fiéis e que possamos progredir na vida espiritual. Amém.