Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei.
2 de maio de 2024Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós.
4 de maio de 20243 de maio, 6ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire profundamente, deixe o ar novo entrar… Acalme seus pensamentos.
Peça ao Espírito Santo que aqueça seu coração e te leve a viver o evangelho.
Deixe o coração aberto para acolher as palavras do Evangelho João 14,6-14
Leitura: O que o texto diz?
Celebra-se hoje a festa dos apóstolos Filipe e Tiago, escolhidos por Jesus para serem testemunhas da sua vida, morte e ressurreição. Segundo as tradições mais antigas, ambos deram testemunho de Jesus com a sua vida e morreram mártires por causa do Evangelho. Hoje, são muitos os cristãos perseguidos por todo o mundo. A sua vida e, tantas vezes, a sua morte, gritam bem alto o nome d’Aquele em quem puseram a sua esperança.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus é o caminho que conduz ao Pai. É Ele quem nos mostra o rosto do Pai, é Ele quem nos aponta o caminho da justiça e da mansidão. Quem acredita em Jesus e segue os seus passos aprenderá a viver como Ele. É muito mais do que ter ideias sobre ele. Ser cristão é um estilo de vida.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a assumir seu estilo de vida. Jesus é Aquele que nos mostra a verdadeira face do Pai. Peça a Ele que te ajude a entrar um pouco mais na Sua intimidade, para que a Sua luz possa transparecer cada vez mais na tua vida. Para que os outros vejam em ti um pouco mais do rosto do Pai.
Contemplação: O que o texto me faz experimentar?
Releia o evangelho. Perceba os sentimentos que ele te provoca. Desejas viver como Cristo? Desejas ser um outro Cristo?
Ação: O que esse texto me faz agir?
‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, diz Jesus. Caminho supõe deslocamento, encontro. Jesus, o Caminho, está lhe estendendo a mão e dizendo: “segue-me, é por aqui!”. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro SJ: “Viver o Seguimento de Jesus hoje é deixar expandir tudo o que é vida dentro de nós. É contaminar de Luz as trevas que criamos e que sufocam a alegria plantada em nós desde sempre.”
Equipe do Lectionautas